Jesus pronunciou a parábola do tesouro escondido particularmente aos seus discípulos depois de ter pronunciado outras quatro parábolas a uma grande multidão que lhe ouvia na praia.
Em sua parábola, Jesus disse que o reino dos céus assemelha-se a um tesouro escondido no campo. Um certo homem acabou encontrando este precioso tesouro. Quando aquele homem percebeu do que se tratava, ele escondeu o tesouro novamente.
Então, com muita alegria, ele vendeu tudo o que possuía para poder comprar o terreno em que o tesouro que ele havia encontrado estava escondido.
O significado da parábola do tesouro escondido
Alguns intérpretes sugerem que o significado desta parábola indica o valor dos redimidos por quem Cristo fez o sacrifício. Logo, o campo em que o tesouro está escondido representa o mundo, e o homem que encontra o tesouro o próprio Cristo.
Porém, essa interpretação não é a mais aceita, nem a que se harmoniza melhor ao contexto e a mensagem transmite pelo Senhor Jesus. A interpretação correta indica que o homem que encontra o tesouro representa o próprio pecador que encontra o precioso tesouro da salvação.
Assim, o significado principal dessa parábola refere-se ao fato de que a bem-aventurança do reino de Deus, com a salvação em Cristo, é como um tesouro oculto da maioria das pessoas, mas quando é revelado a alguém, ele se mostra tão precioso que essa pessoa estará disposta a abrir mão de tudo para obtê-lo, pois entende que seu valor é inestimável, um tesouro que jamais poderia encontrar igual.
Este significado nos faz refletir sobre uma importante lição. Algumas pessoas não entendem como os seguidores de Cristo podem demonstrar tanta abnegação. A resposta para isto está no valor do tesouro que eles encontraram. O mundo realmente não consegue entender e perceber o grande valor do tesouro que faz com que alguém renuncie a própria vida por ele.
Veja também: