Esboços de Sermões

Quem foi Naamã? Os Sete Mergulhos de Naamã

Naamã foi um capitão do exército do rei da Síria. Ele era um grande homem diante do rei, homem de muito respeito. Através de Naamã, o Senhor deu livramento aos sírios. Ele foi um herói, um homem valoroso. Porém, ele sofria de lepra e em sua época era impossível uma pessoa ocupar posição de destaque sendo leprosa. Naamã ficou conhecido na narrativa bíblica principalmente por ter mergulhado sete vezes no rio Jordão para ser curado. O leproso Naamã Naquela época, a lepra era uma doença incurável. Era uma doença de pele que se espalhava e acabava por matar a pessoa…

Leia mais »

História de Elias e Eliseu

A história de Elias e Eliseu começou quando o Senhor ordenou que o profeta Elias separasse Eliseu como seu sucessor. Elias era o profeta de Deus em Israel, e Eliseu foi aquele que o próprio Deus escolheu para ficar no lugar de Elias como seu porta-voz aos israelitas (1 Reis 19:15-17). Elias e Eliseu viveram num período complicado da história do povo de Israel. O reino havia sido dividido em duas partes. Ao sul ficou Judá, com a capital em Jerusalém. Ao norte ficou Israel, com capital em Samaria. Na época de Elias e Eliseu o rei do reino do…

Leia mais »

O arrebatamento de Elias – Esboço de pregação 2 Reis 2

Elias, um dos profetas mais emblemáticos do Antigo Testamento, foi uma das pessoas arrebatadas aos céus sem passar pela morte. Além dele, apenas Enoque não morreu e também foi arrebatado aos céus. A base do nosso esboço é o texto bíblico de 2 Reis capítulo 2. A palavra do Senhor nos conta que Eliseu prometeu seguir o profeta por onde quer que ele fosse. Assim foi por 10 anos, até o profeta Elias ser levado aos céus em um redemoinho. Saiba também: quem foi Elias? Momentos que antecederam o arrebatamento Antes disso, os profetas Elias e Eliseu saíram de Gilgal.…

Leia mais »

Elias e a viúva de Sarepta – Esboço de pregação 1 Reis 17

Elias e a viúva de Sarepta é uma das histórias bem conhecidas do Antigo Testamento. O profeta foi sustentado de forma milagrosa na casa da pobre viúva, quando o azeite e a farinha foram multiplicados. Nós podemos aprender muito com essa história. A seguir, vamos meditar num esboço de pregação sobre a visita do profeta Elias na casa da viúva de Sarepta. Quem era a viúva de Sarepta?  A viúva de Sarepta foi à mulher que ficou conhecida por acolher o profeta Elias, quando ele estava fugindo do rei Acabe e sua esposa Jezabel. Essa mulher apesar de ser muito…

Leia mais »

Estudo sobre a parábola da pérola de grande valor

Jesus contou a parábola da pérola de grande valor aos seus discípulos antes de partir para Nazaré. Pouco antes, Ele já havia ensinado uma grande multidão na praia utilizando quatro parábolas: a parábola do semeador, a parábola do joio e do trigo, a parábola do grão de mostarda e a parábola do fermento. Porém, depois de ter contado essa série de parábolas, Jesus despediu a multidão e foi para casa acompanhado apenas de seus discípulos. E foi aos discípulos que Ele explicou a parábola do joio e to trigo e ainda pronunciou outras parábola, dentre elas a parábola da pérola…

Leia mais »

Estudo sobre a parábola do tesouro escondido

Jesus pronunciou a parábola do tesouro escondido particularmente aos seus discípulos depois de ter pronunciado outras quatro parábolas a uma grande multidão que lhe ouvia na praia. Em sua parábola, Jesus disse que o reino dos céus assemelha-se a um tesouro escondido no campo. Um certo homem acabou encontrando este precioso tesouro. Quando aquele homem percebeu do que se tratava, ele escondeu o tesouro novamente. Então, com muita alegria, ele vendeu tudo o que possuía para poder comprar o terreno em que o tesouro que ele havia encontrado estava escondido. O significado da parábola do tesouro escondido Alguns intérpretes sugerem…

Leia mais »

Elias na caverna – Esboço de pregação 1 Reis 19

Elias na caverna é como ficou conhecido através de muitas pregações o texto bíblico que narra o episodio em que o profeta Elias fugiu da perseguição promovida pela ímpia princesa Jezabel. Primeiramente ele partiu para o deserto, e depois foi instruído pelo Senhor a ir ao monte Horebe, onde entrou em uma caverna e passou uma noite. A fuga de Elias para o monte Horebe Após Elias confrontar e matar os profetas de Baal no monte Carmelo, o rei Acabe foi até Jezabel, sua esposa, e contou a ela como o profeta Elias confrontou e matou todos os profetas de…

Leia mais »

Quem foi Elias na Bíblia? A história de Elias

Elias foi um grande profeta de Deus, que viveu em Israel no tempo do rei Acabe e seu filho Acazias. O profeta Elias foi muito usado por Deus para fazer milagres e também para trazer julgamento à nação de Israel por sua adoração a deuses pagãos. O significado do nome Elias é “Javé é Deus”. Elias também ficou conhecido por não ter provado a morte. Isso mesmo, Elias não morreu! Ao invés disto, ele foi arrebatado para o Céu, em um redemoinho com carruagem de fogo. A vida de Elias Elias viveu na época em que o reino de Israel…

Leia mais »

Estudo sobre a parábola do casamento e luto

A parábola do casamento e luto é uma pequena analogia feita por Jesus para falar de sua presença entre seus discípulos e também para prenunciar sua morte. Na ocasião, Jesus foi procurado pelos discípulos do profeta João Batista que lhe interrogaram acerca do jejum. Os discípulos de João Batista alegavam que tanto eles quanto os fariseus jejuavam bastante, mas o grupo de discípulos do Senhor Jesus não. Os fariseus, por exemplo, jejuavam duas vezes por semana, mais até do que a Lei realmente exigia. Portanto, parecia estranho que os logo os seguidores mais próximos do Messias não jejuassem. Jesus respondeu…

Leia mais »

Estudo sobre a parábola das coisas novas e velhas

A parábola das coisas novas e velhas foi pronunciada por Jesus para finalizar seu importante ensino acerca do reino dos céus. No capítulo 13 do Evangelho de Mateus Jesus pronunciou uma série de parábolas acerca do reino antes de partir para Nazaré, sua cidade natal. Primeiramente Ele falou à multidão, depois particularmente aos discípulos. Quando pronunciou essa parábola, apenas seus discípulos estavam presentes. Algumas pessoas nem consideram essa pequena parábola como sendo realmente uma parábola, mas apenas um tipo de analogia. De qualquer maneira, é inegável que essa pequena frase possui elementos parabólicos. O texto bíblico da parábola é o…

Leia mais »
Close