Esboços de Sermões

Sermão do Salmo 2 – Esboço de Pregação

Em nosso estudo chamaremos o sublime Salmo 2 de: O SALMO DO MESSIAS, O PRÍNCIPE; pois ele estabelece, como em uma visão maravilhosa, o tumulto do povo contra o ungido do Senhor, o propósito determinado de Deus de exaltar seu próprio Filho, e o reino final desse Filho sobre todos os seus inimigos. Vamos lê-lo com os olhos da fé, contemplando, o triunfo final de nosso Senhor Jesus Cristo sobre todos os seus inimigos. Introdução O Salmo 2 nos traz o estabelecimento de Davi em seu trono, apesar da oposição feita por seus inimigos. Davi sustenta nele um caráter duplo,…

Leia mais »

Estudo sobre Rute e Noemi

Rute ficou conhecida na Bíblia por sua fidelidade a Deus. Ela era uma mulher moabita e foi a bisavó de Davi, o rei de Israel. Ela também ficou conhecida por ter seguido fielmente sua sogra após ela ter ficado viúva e perdidos seus dois filhos. Rute e Noemi Na época dos juízes em Israel, tempo onde a cidade não era governada por reis, houve fome na terra. Então Noemi e sua família decidiram morar por algum tempo nas terras de Moabe, cidade vizinha a Israel para escapar da fome. A família de Noemi era composta por seu marido Elimeleque e…

Leia mais »

Estudo sobre os magos que visitaram Jesus

Quando Jesus nasceu em Belém de Judá, alguns magos vieram para visitá-lo. Eles chegaram à cidade de Jerusalém vindos do Oriente. Eles chegaram perguntando sobre onde estaria aquele que era nascido Rei dos judeus. Eles tinham visto a sua estrela no oriente e foram adorá-lo. Então quando o rei Herodes ouviu essas coisas, ele ficou perturbado, e com ele toda Jerusalém. Herodes estava preocupado com a realeza que ele não tinha o direito de possuir. Ele achava que, se o Rei dos judeus estivesse realmente vindo, ele seria destronado. E toda Jerusalém estava perturbada com ele, pois o povo sobre…

Leia mais »

Sermão em Mateus 2 – Esboço de Pregação

No esboço de pregação de Mateus 2 os assuntos abordados são: a visita dos magos a Jesus (Mateus 2:1-12); a fuga da família de Jesus para fugir da matança das crianças ordenada por Herodes (Mateus 2:13-18); a volta da família de Jesus do Egito após a morte do rei tirano dos judeus (Mateus 2:19-23). Mateus 2:1-2 Ora, quando Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. (Mateus 2:1-2)…

Leia mais »

Estudo Sobre o Profeta Amós – Quem Foi Amós?

Amós foi um dos doze profetas menores. Seu nome significa “carregado”, no sentido de carregar peso. Ele era natural de Tekota, uma cidade que fica a cerca de pouco mais de 10 quilômetros a sudeste de Belém. O profeta Amós era um homem humilde nascimento. Ele mesmo disse que nem era um profeta e nem filho de profeta, mas um pastor e um cultivador de árvores de sicômoros. O ministério de Amós O profeta Amós profetizou nos dias de Uzias, rei de Judá. Ele foi contemporâneo de Isaías e Oséias (Amós 1: 1; 7:14-15; Zacarias 14: 5). Sob Jeroboão II o reino de Israel chegou ao…

Leia mais »

Estudo sobre Sansão – Quem foi Sansão?

Sansão foi um líder em Israel, conhecido por sua grande força. Sansão lutou contra os filisteus, povo que oprimiu por quarenta anos o povo de Israel. Segundo a Bíblia, Sansão era um homem muito forte, e sua força vinha de Deus. Neste estudo bíblico vamos descobrir quem foi Sansão. Sansão viveu no tempo em que Israel ainda não tinha rei, após a conquista da terra prometida. Ele era filho de Manoá da tribo de Dã. Porem sua mãe era estéril, não tinha filhos. Mas o anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: “Eis que agora és estéril, e nunca…

Leia mais »

Quem foi Abimeleque? Estudo sobre Abimeleque

Abimeleque não se tratava necessariamente de um nome de uma pessoa, também poderia ser dado como referencia a um titulo real atribuído a uma pessoa. Temos pelo menos quatro citações na Bíblia. Veremos neste estudo as citações bíblicas sobre Abimeleque. Abimeleque na história de Abraão O capitulo 20 de Gênesis nos mostra a historia de Abraão e Sara, sua esposa. A Bíblia nos conta que Abraão e Sara estavam peregrinando entre as regiões do Neguebe, Cades e Sur, e depois passaram algum tempo em Gerar. Por onde eles passavam Abraão dizia a todos que Sara, era sua irmã, não sua…

Leia mais »

Estudo sobre Gideão – A história de Gideão na Bíblia

Gideão, conhecido também por Jerubaal, ele era filho de Joás, abiezrita da tribo de Manassés. Gideão foi o quinto juiz de Israel. O nome Gideão significa “destruidor” ou “guerreiro poderoso”. A história de Gideão é sempre lembrada em estudos bíblicos e pregações. Gideão foi o juiz que libertou os israelitas dos midianitas. Ele venceu um grande exercito com apenas 300 homens. Gideão liderou o povo de Israel durante 40 anos. Os midianitas eram povos nômades dos desertos árabes da Síria e Arábia. Os israelitas eram oprimidos por esses povos e tinham suas colheitas e animais roubados. Por sete anos o povo…

Leia mais »

História de Débora e Baraque na Bíblia

Débora foi à quarta juíza em Israel e profetisa de Deus. Ela juntamente com Baraque lutaram pelo povo de Israel contra seus opressores. A história de Débora e Baraque serve de grande exemplo para nós e vamos conhece-la neste estudo bíblico. Antes de Débora foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar. Débora juntamente com Baraque liderou os israelitas na guerra contra o rei de Canaã. Débora convocou o povo de Israel para a batalha e profetizou vitória sobre um grande exército. Naquele tempo Israel não tinha um rei, o povo era liderado por juízes ou autoridades usadas por Deus. Essas…

Leia mais »

Estudo Sobre Raabe – Pregação Sobre a Vida de Raabe

De acordo com o livro de Josué, Raabe foi uma prostituta que vivia em Jericó, na terra prometida. Ela foi responsável por ajudar dois espiões israelitas, hospedando-os em sua casa. Esses espiões foram enviados secretamente por Josué para vigiarem à terra e à cidade de Jericó. O significado do nome Raabe em hebraico é “amplo” e em grego “grande”. Após a conquista da cidade de Jericó por Josué, a vida de Raabe foi preservada juntamente com a vida de sua família, pois a historia nos sugere que ela teve um encontro com Deus. Após Jericó ser destruída, Raabe habitou entre os…

Leia mais »
Close