Esboços de Sermões

Estudo Sobre o Profeta Amós – Quem Foi Amós?

Amós foi um dos doze profetas menores. Seu nome significa “carregado”, no sentido de carregar peso. Ele era natural de Tekota, uma cidade que fica a cerca de pouco mais de 10 quilômetros a sudeste de Belém. O profeta Amós era um homem humilde nascimento. Ele mesmo disse que nem era um profeta e nem filho de profeta, mas um pastor e um cultivador de árvores de sicômoros. O ministério de Amós O profeta Amós profetizou nos dias de Uzias, rei de Judá. Ele foi contemporâneo de Isaías e Oséias (Amós 1: 1; 7:14-15; Zacarias 14: 5). Sob Jeroboão II o reino de Israel chegou ao…

Leia mais »

Estudo sobre Sansão – Quem foi Sansão?

Sansão foi um líder em Israel, conhecido por sua grande força. Sansão lutou contra os filisteus, povo que oprimiu por quarenta anos o povo de Israel. Segundo a Bíblia, Sansão era um homem muito forte, e sua força vinha de Deus. Neste estudo bíblico vamos descobrir quem foi Sansão. Sansão viveu no tempo em que Israel ainda não tinha rei, após a conquista da terra prometida. Ele era filho de Manoá da tribo de Dã. Porem sua mãe era estéril, não tinha filhos. Mas o anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: “Eis que agora és estéril, e nunca…

Leia mais »

Quem foi Abimeleque? Estudo sobre Abimeleque

Abimeleque não se tratava necessariamente de um nome de uma pessoa, também poderia ser dado como referencia a um titulo real atribuído a uma pessoa. Temos pelo menos quatro citações na Bíblia. Veremos neste estudo as citações bíblicas sobre Abimeleque. Abimeleque na história de Abraão O capitulo 20 de Gênesis nos mostra a historia de Abraão e Sara, sua esposa. A Bíblia nos conta que Abraão e Sara estavam peregrinando entre as regiões do Neguebe, Cades e Sur, e depois passaram algum tempo em Gerar. Por onde eles passavam Abraão dizia a todos que Sara, era sua irmã, não sua…

Leia mais »

Estudo sobre Gideão – A história de Gideão na Bíblia

Gideão, conhecido também por Jerubaal, ele era filho de Joás, abiezrita da tribo de Manassés. Gideão foi o quinto juiz de Israel. O nome Gideão significa “destruidor” ou “guerreiro poderoso”. A história de Gideão é sempre lembrada em estudos bíblicos e pregações. Gideão foi o juiz que libertou os israelitas dos midianitas. Ele venceu um grande exercito com apenas 300 homens. Gideão liderou o povo de Israel durante 40 anos. Os midianitas eram povos nômades dos desertos árabes da Síria e Arábia. Os israelitas eram oprimidos por esses povos e tinham suas colheitas e animais roubados. Por sete anos o povo…

Leia mais »

História de Débora e Baraque na Bíblia

Débora foi à quarta juíza em Israel e profetisa de Deus. Ela juntamente com Baraque lutaram pelo povo de Israel contra seus opressores. A história de Débora e Baraque serve de grande exemplo para nós e vamos conhece-la neste estudo bíblico. Antes de Débora foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar. Débora juntamente com Baraque liderou os israelitas na guerra contra o rei de Canaã. Débora convocou o povo de Israel para a batalha e profetizou vitória sobre um grande exército. Naquele tempo Israel não tinha um rei, o povo era liderado por juízes ou autoridades usadas por Deus. Essas…

Leia mais »

Estudo Sobre Raabe – Pregação Sobre a Vida de Raabe

De acordo com o livro de Josué, Raabe foi uma prostituta que vivia em Jericó, na terra prometida. Ela foi responsável por ajudar dois espiões israelitas, hospedando-os em sua casa. Esses espiões foram enviados secretamente por Josué para vigiarem à terra e à cidade de Jericó. O significado do nome Raabe em hebraico é “amplo” e em grego “grande”. Após a conquista da cidade de Jericó por Josué, a vida de Raabe foi preservada juntamente com a vida de sua família, pois a historia nos sugere que ela teve um encontro com Deus. Após Jericó ser destruída, Raabe habitou entre os…

Leia mais »

Sermão em Atos 2 – Esboço de Pregação

Atos 2 fala sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Um esboço de pregação de Atos 2 enfoca tudo o que envolveu esse importante acontecimento. Foi a partir dali que Deus capacitou sua Igreja, através do Espírito Santo, para anunciar o Evangelho em todas as partes do mundo. Atos 2:1-4 – A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes Não podemos nos esquecer com que frequência, ainda que o mestre estivesse entre eles, houve discussões entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas agora todas estas discórdias haviam terminado. Eles oravam juntos, mais do…

Leia mais »

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego: Os três Jovens na fornalha

O capítulo 3 do livro de Daniel nos conta uma passagem onde três homens são lançados em uma fornalha de fogo ardente. Esses homens que se chamavam Hananias, Misael e Azarias, eram amigos do profeta Daniel. Eles eram judeus, mas foram levados em cativeiro para Babilônia juntamente com o profeta Daniel. Eles foram educados nos ensinamentos dos Caldeus, e quem os ensinava era o eunuco do rei Nabucodonosor. Porem, tempos depois, eles receberam novos nomes Caldeus, e então passaram a ser chamados de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. A estátua de Nabucodonosor Certo dia, o rei Nabucodonosor resolveu fazer uma estátua…

Leia mais »

A História de Josué – Esboço de Pregação

A história de Josué é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele ficou no lugar de Moisés como líder dos israelitas. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim. Josué era originalmente chamado de Oseias, que significa “salvação”, porém ele teve seu nome mudado por Moisés para Josué, “Javé salva”, na terra de Caldes. Essa mudança de nome seguia uma prática hebreia e semítica. Isto era feito a fim de confirmar a mudança de posição ou destino de alguém. Moisés, sob a ação do Espírito de Deus, mudou o nome do primogênito da tribo de Efraim. Isto então significava a mudança de função…

Leia mais »

Daniel na cova dos leões – Esboço de pregação

A história de Daniel na cova dos leões é sempre tema de muitas pregações. O relato em que o profeta Daniel demonstrou sua fidelidade a Deus arriscando sua própria vida é um dos mais conhecidos do Antigo Testamento. Neste texto vamos conhecer as principais informações para um esboço de pregação sobre Daniel na cova dos leões. Para isto, iremos utilizar o capítulo 6 do livro de Daniel. O governo de Dário Depois da queda do Império Babilônico, Dario se tornou o governante da Babilônia. Dario decidiu constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, para que eles tivessem domínio sobre…

Leia mais »
Fechar