Esboços de Sermões

Sermão em Atos 2 – Esboço de Pregação

Atos 2 fala sobre a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Um esboço de pregação de Atos 2 enfoca tudo o que envolveu esse importante acontecimento. Foi a partir dali que Deus capacitou sua Igreja, através do Espírito Santo, para anunciar o Evangelho em todas as partes do mundo. Atos 2:1-4 – A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes Não podemos nos esquecer com que frequência, ainda que o mestre estivesse entre eles, houve discussões entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas agora todas estas discórdias haviam terminado. Eles oravam juntos, mais do…

Leia mais »

Sadraque, Mesaque e Abede-Nego: Os três Jovens na fornalha

O capítulo 3 do livro de Daniel nos conta uma passagem onde três homens são lançados em uma fornalha de fogo ardente. Esses homens que se chamavam Hananias, Misael e Azarias, eram amigos do profeta Daniel. Eles eram judeus, mas foram levados em cativeiro para Babilônia juntamente com o profeta Daniel. Eles foram educados nos ensinamentos dos Caldeus, e quem os ensinava era o eunuco do rei Nabucodonosor. Porem, tempos depois, eles receberam novos nomes Caldeus, e então passaram a ser chamados de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. A estátua de Nabucodonosor Certo dia, o rei Nabucodonosor resolveu fazer uma estátua…

Leia mais »

A História de Josué – Esboço de Pregação

A história de Josué é uma das mais conhecidas da Bíblia. Ele ficou no lugar de Moisés como líder dos israelitas. Josué era filho de Num, da Tribo de Efraim. Josué era originalmente chamado de Oseias, que significa “salvação”, porém ele teve seu nome mudado por Moisés para Josué, “Javé salva”, na terra de Caldes. Essa mudança de nome seguia uma prática hebreia e semítica. Isto era feito a fim de confirmar a mudança de posição ou destino de alguém. Moisés, sob a ação do Espírito de Deus, mudou o nome do primogênito da tribo de Efraim. Isto então significava a mudança de função…

Leia mais »

Daniel na cova dos leões – Esboço de pregação

A história de Daniel na cova dos leões é sempre tema de muitas pregações. O relato em que o profeta Daniel demonstrou sua fidelidade a Deus arriscando sua própria vida é um dos mais conhecidos do Antigo Testamento. Neste texto vamos conhecer as principais informações para um esboço de pregação sobre Daniel na cova dos leões. Para isto, iremos utilizar o capítulo 6 do livro de Daniel. O governo de Dário Depois da queda do Império Babilônico, Dario se tornou o governante da Babilônia. Dario decidiu constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, para que eles tivessem domínio sobre…

Leia mais »

História do Profeta Daniel

Daniel foi um profeta de Deus, mas que também trabalhou para os imperadores da Babilônia e da Pérsia. Ele era muito sábio e interpretava sonhos. Daniel ficou conhecido como um homem inteligente, justo e que obedecia a Deus. Daniel quando era jovem foi levado em cativeiro pelos babilônicos e foi educado dentro da ciência dos caldeus. Porem ele nunca se converteu aos costumes babilônicos. Mas pela sabedoria dada a ele por Deus, Daniel interpretou os sonhos e as visões dos reis, e acabou se tornando uma figura importante na corte da Babilônia. Daniel também teve visões apocalípticas. Essas visões falavam sobre…

Leia mais »

Quem foi Samuel? Estudo bíblico sobre Samuel

Samuel foi um profeta, sacerdote e juiz. Ele foi o último juiz de Israel. Ele foi um líder importante na história do povo judeu. Ele era filho de Elcana com Ana. Ele era da tribo de Levi, e viveram em Efraim. Samuel foi um dos primeiros profetas já registrados na bíblia. Ele ungiu os primeiros reis de Israel Saul e Davi. Ele foi um homem muito usado por Deus e liderou Israel como sacerdote e como chefe militar e político. Ele foi um homem de profunda piedade e discernimento espiritual. Ele se dedicou totalmente para que os propósitos de Deus se cumprissem…

Leia mais »

Estudo sobre a Igreja do Senhor – Esboço de Pregação

A Igreja é o Corpo de Cristo, a comunidade dos fiéis. A Bíblia utiliza várias analogias para falar sobre o que é a Igreja do Senhor. Neste esboço de pregação, traremos um estudo bíblico onde iremos meditar nas principais passagens que comparam a Igreja a alguns elementos que servem para descrevê-la. A Igreja é o edifício de Deus Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. (1 Coríntios 3:9) Diante dessa declaração de Paulo aos crentes de Corinto, alguém pode perguntar: Se a Igreja é o edifício de Deus, quem é o edificador?…

Leia mais »

Sermão do Salmo 1 – Esboço de Pregação

Esboço de pregação do Salmo 1. Em primeiro lugar, podemos dizer que este Salmo pode ser considerado como o Salmo de prefácio. Nele temos uma notificação do conteúdo de todo o Livro. É o desejo dos salmistas ensinar-nos o caminho da benção e nos avisar da destruição certa dos pecadores. Esta é, portanto, a questão do primeiro Salmo. Este Salmo pode ser considerado, em alguns aspectos, como o texto sobre o qual todo o Salmo compõe um sermão divino. O Salmo 1 consiste em duas partes. Na primeira parte, Davi estabelece onde a felicidade e a bem-aventurança de um homem…

Leia mais »

Sermão em Atos 1 – Esboço de Pregação

Atos 1 é um capítulo de transição entre os acontecimentos narrados nos evangelhos e as atividades que ocorreram nos primeiros anos da Igreja Primitiva. O livro de Atos dos Apóstolos fala sobre como o evangelho foi anunciado em Jerusalém, se expandiu pelas cidades e regiões vizinhas e depois se espalhou pela Europa. Quem escreveu o livro de Atos foi o evangelista Lucas, companheiro dos apóstolos. Leia a seguir um esboço de pregação de Atos 1. Atos 1:1-2 – Prólogo Os dois primeiros versículos constituem uma pequena introdução que liga Atos ao Evangelho de Lucas. Os versículos introdutórios do Evangelho (Lucas…

Leia mais »

Pregação sobre Mefibosete: Estudo bíblico sobre Mefibosete

Mefibosete foi o filho de Jônatas, e neto do rei Saul, o primeiro rei de Israel. Jônatas foi o melhor amigo do rei Davi. Mefibosete era deficiente físico e ainda pequeno foi levado para uma cidade chamada Lo-Debar. Um esboço de pregação sobre Mefibosete deve considerar toda sua biografia. Jônatas e Davi, quando se conheceram, fizeram uma aliança. Então Jônatas retirou sua capa, suas vestes, sua espada, seu arco e seu cinto e os deu a Davi. Assim, onde quer que o rei Saul enviasse a Davi, ele iria com cautela e prudência e seria bem-sucedido em todas as coisas…

Leia mais »
Close