Sermão do Salmo 21 – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação do Salmo 21. Salmo dedicado ao mestre de música. Um Salmo davídico.

Introdução

O título nos fornece poucas informações e é simplesmente, para o músico chefe, um salmo de Davi. Provavelmente escrito por Davi, cantado por Davi, relacionado a Davi, e pretendido por Davi se referir em todo o seu alcance ao Senhor de Davi. É evidentemente o companheiro adequado do Salmo Vinte, e está em sua posição apropriada ao lado dele.

O Salmo Vinte antecipa o que isso considera realizado. Se hoje oramos por um benefício e o recebemos, devemos, antes que o sol se ponha, louvar a Deus por essa misericórdia, ou merecemos ser negados na próxima vez.

Foi chamada de canção triunfante de David e podemos lembrá-la como The Royal Triumphal Ode. “O rei” é o mais proeminente do mundo inteiro, e nós o leremos com verdadeiro proveito, se nossa meditação sobre ele for doce enquanto a examinamos. Nós devemos coroá-lo com a glória de nossa salvação, cantando seu amor e louvando seu poder, o próximo salmo nos levará ao pé da cruz, isso nos apresenta os degraus do trono.

A divisão dos tradutores responderá a todos os propósitos.

  • (Salmos 21:1-6): Um agradecimento pela vitória
  • (Salmos 21:7-13): Confiança de mais sucesso

Esboço de pregação do Salmo 21:1

O rei se alegrará na tua força, SENHOR, e na tua salvação, quão grandemente se alegrará! (Salmos 21:1)

Veja como Cristo se alegra, quão cheio de alegria é seu coração ao ver o poder de Deus posto em ação e a salvação de Deus realizada entre os homens.

Esboço de pregação do Salmo 21:2-3

Você deu a ele o desejo de seu coração e não reteve o pedido de seus lábios. Selah. Pois tu o evitas com as bênçãos da bondade; (Salmos 21:2-3a)

Ou seja, “você vai adiante dele”, como você viu, em figuras, algum grande conquistador precedido por aqueles que espalharam seu caminho com rosas, assim Deus espalhou o caminho de Cristo com inúmeras bênçãos.

Tu colocas uma coroa de ouro puro em sua cabeça. (Salmos 21:3b)

Ele não é da raça real? Não alcançou uma poderosa conquista? Ele não é rei dos reis e senhor dos senhores?

Esboço de pregação do Salmo 21:4

Ele te pediu vida, e tu a deste a ele, mesmo dias para sempre e sempre. (Salmos 21:4)

“Tu lhe deste uma ressurreição dentre os mortos como nosso Mediador, e como tal ele vive”.

Esboço de pregação do Salmo 20:5-8

A sua glória é grande na tua salvação; (Salmos 21:5a)

É a marca distintiva da salvação de Deus que a glória de Cristo é grande nela. No começo, no meio e no fim, em todos os lugares você vê o nome de Jesus escrito em letras grandes. Em sua salvação, o Pai glorificou seu Filho.

Honra e majestade puseste sobre ele. Pois tu o fizeste mais abençoado para sempre: tu o fizeste muito feliz com o teu semblante. Pois o rei confia no Senhor, e pela misericórdia do Altíssimo ele não será abalado. A tua mão descobrirá todos os teus inimigos; (Salmos 21:5b-8a)

Aquela mesma mão que foi pregada na árvore descobrirá todos os adversários da cruz.

Tua mão direita cairá sobre os que te odeiam. (Salmos 21:8b)

“Esconda-se onde quer que eles os encontrem. Eles podem estar nos lugares altos, e te desafiar, mas tu os derrubarás”.

Esboço de pregação do Salmo 21:9-11

Tu os farás como forno ardente no tempo da tua ira; (Salmos 21:9a)

“Não somente serão lançados no fogo, mas serão eles mesmos como um forno ardente no tempo da tua ira. Eles se atormentarão e serão sua própria destruição”.

O Senhor os tragará na sua ira, e o fogo os consumirá. Destruirás o seu fruto da terra, e a sua semente dentre os filhos dos homens. Pois eles pretendiam o mal contra ti: imaginavam um artifício pernicioso, que eles não são capazes de executar. (Salmos 21:9b-11)

Mas isso não diminuiu o pecado deles. Quando um homem concebeu um mal cansativo, mesmo que ele não possa realizá-lo, ele é culpado.

Esboço de pregação do Salmo 21:12

Portanto os farás dar as costas, quando preparares as tuas flechas sobre as tuas cordas contra a face deles. (Salmos 21:12)

Como se Deus escolhesse os inimigos de Cristo como alvos de suas flechas e os enchesse com os dardos de seu descontentamento, quem gostaria de estar em uma situação dessas?

Esboço de pregação do Salmo 21:13

Sê exaltado, Senhor, na tua própria força; assim cantaremos e louvaremos o teu poder. (Salmos 21:13)

Esta exposição consistiu em leituras dos Salmos 20 e 21.

Bibliografia do Esboço de Pregação

  • Fonte e autor: Salmo 21 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo