Sermão de Mateus 6 – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação de Mateus 6. O capítulo 6 do Evangelho de Mateus no Novo Testamento, contém a porção intermediária do Sermão da Montanha onde está incluso a oração do Pai Nosso.

Continuação do Sermão da Montanha

Esboço de pregação de Mateus 6:1

Vede que não esmolas diante dos homens, para ser vistos deles; caso contrário, não tendes recompensa de vosso Pai, que está no céu. (Mateus 6:1)

O motivo que leva um homem a dar, formará a verdadeira estimativa do que ele faz. Se ele dá para ser visto pelos homens, então, quando é visto pelos homens, ele tem a recompensa que procurava e nunca mais terá. Nunca façamos nossas esmolas diante dos homens, para sermos vistos deles.

Esboço de pregação de Mateus 6:2-5

Portanto, quando fizeres a sua esmola, não toque a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para que tenham glória dos homens. Em verdade vos digo que eles têm sua recompensa. Mas, quando fizeres esmola, a tua mão esquerda não saiba o que a tua mão direita faz: para que a tua esmola esteja em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente. E quando orares, não serás como os hipócritas; porque amam rezar em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para que sejam vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam seu galardão. (Mateus 6:2-5)

Ouvi grandes elogios a certos orientais, porque na hora do nascer do sol ou na hora em que o som é ouvido do cume da mesquita, onde quer que estejam, eles se colocam na postura de oração . Deus não permita que eu lhes roube qualquer crédito que mereçam, mas longe de nós imitá-los. Não devemos ter vergonha de nossas orações, mas elas não são coisas para a rua pública. Eles são destinados aos olhos de Deus e aos ouvidos de Deus.

Esboço de pregação de Mateus 6:6-7

Mas tu, quando oras, entra no teu armário e quando tens. fecha a tua porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente. Mas, quando orar, não use vãs repetições, como os pagãos: pois pensam que serão ouvidos por falarem muito. (Mateus 6:6-7)

Não é muito fácil repetir as mesmas palavras frequentemente, sem que se torne uma repetição vã. Uma repetição, no entanto, não é proibida, mas uma repetição “vã”. E quanto eles erram, que medem as orações no quintal. Eles acham que rezaram tanto porque rezaram tanto tempo, enquanto é o trabalho do coração, o verdadeiro derramamento do desejo diante de Deus,- que é o aspecto a ser observado. Qualidade, não quantidade, verdade, não comprimento. Muitas vezes, as orações mais curtas têm mais orações.

Esboço de pregação de Mateus 6:8-9

Portanto, não sejais semelhantes a eles, porque vosso Pai sabe que coisa. você precisa, antes de perguntar a ele. Portanto, orai assim: (Mateus 6:8-9)

E então ele nos dá um modelo de oração, que nunca pode ser superado, contendo todas as partes da devoção. Eles fazem bem ao modelar suas orações sobre isso.

Esboço de pregação de Mateus 6:9-13 – Oração do Pai Nosso

Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade na terra, como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal; porque o teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. (Mateus 6:9-13)

Nosso Salvador agora faz uma observação sobre essa oração e sobre uma parte específica que tropeçou em muitas.

Esboço de pregação de Mateus 6:14-15

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celestial também vos perdoará; mas, se não perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai também não os perdoará. (Mateus 6:14-15)

Há quem tenha alterado isso e ore dessa maneira: “Perdoe nossas dívidas, pois desejamos perdoar nossos devedores”. Não vai dar. Você terá que desejar que Deus o perdoe, e desejar em vão, se você orar dessa maneira. Deve chegar a esse ponto de perdão literal imediato e completo de toda ofensa cometida contra você, se você espera que Deus o perdoe.

Não há como fugir disso. O homem que se recusa a perdoar, se recusa a ser perdoado. Deus conceda que possamos, nenhum de nós, tolerar a malícia em nossos corações. A raiva olha no seio dos sábios, apenas queima no coração dos tolos. Que possamos apagá-lo e sentir que perdoamos livre, plena e sinceramente, sabendo que somos perdoados.

Esboço de pregação de Mateus 6:16

Além disso, quando jejuardes, não sejam, como os hipócritas, um semblante triste: pois eles desfiguram seus rostos, para que pareçam aos homens jejuar. Em verdade vos digo que eles têm sua recompensa. (Mateus 6:16)

Os simplórios os elogiam, pense muito neles, e se envolvem nela, e se consideram o melhor dos homens. Eles têm sua recompensa.

Esboço de pregação de Mateus 6:17-18

Mas tu, quando jejuas, unge a cabeça e lava o rosto; para que não apareças aos homens em jejum, mas a teu Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará abertamente. (Mateus 6:17-18)

O cristão jejua, mas cuida para que ninguém o conheça. Ele não usa anel nem símbolo, mesmo quando seu coração está pesado. Cheio, muitas vezes ele exibe um ar alegre, para que, de qualquer maneira, ele comunique tristeza desnecessária a outros, e ele ficará alegre e feliz, aparentemente, no meio da companhia, para evitar que eles fiquem tristes, pois é o suficiente para ele. fique triste.

O tesouro do Céu. O olho puro. Os dois senhores. A ansiosa solicitude pela nossa vida

Esboço de pregação de Mateus 6:19-21

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corrompem, e onde os ladrões arrombam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corrompem, e onde os ladrões não arrombam nem roubam : Onde estiver o seu tesouro, também estará o seu coração. (Mateus 6:19-21)

Há muitas maneiras de enviar seu tesouro diante de você para o céu. Os pobres de Deus são suas caixas de dinheiro com seu tesouro. Você pode passar seu tesouro para o céu por seus meios. E o trabalho de evangelizar o mundo pelos trabalhos dos servos de Deus no ministério do evangelho, você também pode ajudar.

Assim também você pode passar seu tesouro para o tesouro do rei, e seu coração o seguirá. Ouvi falar de alguém que disse que sua religião não lhe custa uma moeda por ano, e foi observado que muito provavelmente teria sido caro pelo preço. Você encontrará pessoas que formam uma estimativa bastante precisa do valor de sua própria religião na proporção em que estão dispostas a sacrificar por isso.

Esboço de pregação de Mateus 6:22-23

A luz do corpo é o olho; se, portanto, teu olho for solteiro, (Mateus 6:22a)

Se teu motivo for único, e se você tiver apenas um motivo, e esse for o certo, o mestre em glorificar a Deus, se seu olho for único.

Teu corpo inteiro estará cheio de luz. Mas se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará cheio de trevas. Se, portanto, a luz que está em ti são trevas, quão grandes são essas trevas! (Mateus 6:22b-23)

Quando o maior motivo de um homem é ele mesmo, que natureza sombria e egoísta ele tem, mas quando seu maior motivo é seu Deus, que brilho de luz brilhará sobre todos.

Esboço de pregação de Mateus 6:24

Nenhum homem pode servir a dois mestres: (Mateus 6:24a)

Ele pode servir a dois indivíduos, que têm interesses conflitantes, mas ambos não podem ser seus senhores.

Pois ele odiará um e amará o outro; ou então ele se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24b)

Um ou outro será o mestre, eles são tão opostos um ao outro que nunca aceitarão um serviço dividido. “Não podeis servir a Deus e a Mamom.” É o Senhor Jesus Cristo quem diz isso, então não tente fazer o que Ele declara impossível.

Esboço de pregação de Mateus 6:25

Por isso vos digo: Não penses na tua vida, (Mateus 6:25a)

Deveria ser: “Não pense perturbador por sua vida”

O que comereis ou o que bebereis; nem ainda por vosso corpo, o que vestis. A vida não é mais do que carne e o corpo do que roupas? (Mateus 6:25b)

Você é obrigado a deixar sua vida com Deus, por que não deixar com Ele todos os cuidados com sua comida e suas roupas?

Esboço de pregação de Mateus 6:26

Eis as aves do céu; porque não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; contudo, seu Pai celestial os alimenta. Não sois muito melhores que eles? (Mateus 6:26)

Você acredita que, depois de todo o seu trabalho sério e sua indústria, Deus permitirá que você morra de fome quando essas criaturas que não trabalham ainda são alimentadas?

Esboço de pregação de Mateus 6:27-29

Qual de vocês, pensando bem, pode adicionar um côvado à sua estatura? E por que você pensa em roupas? Considere os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e ainda assim vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles. (Mateus 6:27-29)

Cristo pergunta então se, pensando bem, eles podem adicionar um único côvado às suas vidas, pois eu entendo a pergunta dEle, se eles poderiam, de qualquer maneira, tornar o padrão de existência mais longo do que era. Eles não poderiam fazê-lo, poderiam encurtá-lo e, muitas vezes, o cuidado com as coisas terrestres levou os homens para suas sepulturas. Então Cristo lhes ordenou que observassem como os lírios crescem, para que nem Salomão os pudesse distinguir pela beleza.

Esboço de pregação de Mateus 6:30-33

Portanto, se Deus assim veste a grama do campo, que hoje é e amanhã é lançada ao forno, ele não deve vestir mais, vós de pouca fé? Portanto, não pense, dizendo: O que devemos comer? ou O que devemos beber? ou: com que roupa estaremos vestidos? (Porque, depois de todas essas coisas, os gentios procuram), pois seu Pai celestial sabe que você precisa de todas essas coisas. Mas buscai primeiro o reino de Deus e sua justiça; e todas estas coisas serão adicionadas a você. (Mateus 6:30-33)

Se você deseja barbante e papel pardo, não precisa ir a uma loja para comprá-los, mas se compra certos artigos, recebe barbante e papel pardo por uma pechincha. Então, quando você vai a Deus, buscando primeiro seu reino e sua justiça, essas outras coisas, que são apenas a embalagem, por assim dizer, o cordão e o papel pardo, são dadas a você por uma pechincha. Aquele que te dá os tesouros de ouro do céu não permitirá que você deseje os tesouros de cobre da terra.

Esboço de pregação de Mateus 6:34

Portanto, não pense no amanhã; porque o amanhã pensará nas coisas de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:34)

Você não pode viver amanhã, então não se preocupe com o amanhã. Você vive hoje, então pense em hoje, gaste hoje para a glória de Deus e deixe os cuidados com o amanhã até o amanhã chegar.

Esta exposição consistia em leituras de Mateus 6:1-34 e 1 Coríntios 3:1-16.

Bibliografia para o esboço de pregação de Mateus 6

  • Fonte e autor: Esboço de pregação de Mateus 6 traduzido e adaptado de uma compilação de sermões de C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo