Sermão do Salmo 22 – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação do Salmo 22, que é de autoria de Davi e dedicado ao músico cantor-mor sobre Aijelete-Hás-Saar. “O Messias sofre, mas triunfa”.

Introdução do Salmo 22

Este Salmo 22 está além de todos os outros. O SALMO DA CRUZ. Na verdade, pode ter sido repetido palavra por palavra por nosso Senhor quando pendurado na árvore, e seria ousado demais dizer que sim, mas mesmo um leitor casual pode ver que poderia ter sido.

Começa com: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” e termina, de acordo com alguns, no original com “Está consumado”. Para expressões queixosas que se levantam de profundidades indizíveis da angústia, podemos dizer deste salmo: “não há ninguém assim”.

É a fotografia das horas mais tristes de nosso Senhor, o registro de suas palavras moribundas, o lacrimatório de suas últimas lágrimas, o memorial de suas alegrias que expiram. Davi e suas aflições podem estar aqui em um sentido muito modificado, mas, como a estrela é ocultada pela luz do sol, quem vê Jesus provavelmente não verá nem se importará em ver Davi.

Diante de nós, temos uma descrição das trevas e da glória da cruz, dos sofrimentos de Cristo e da glória que se seguirá. Oh, que a graça se aproxime e veja esta grande visão! Deveríamos ler com reverência, tirando os sapatos dos pés, como Moisés fez na sarça ardente, pois, se houver terreno sagrado em qualquer lugar das Escrituras, é neste salmo.

Este Salmo está dividido em duas partes:

  • (Salmos 22:1-20): é um pedido de ajuda muito lamentável.
  • (Salmos 22:21-31: é um precioso precursor da libertação.

Esboço de pregação do Salmo 22:1

Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? (Salmos 22:1a)

Que grito doloroso! Quão terrível deve ter sido ter ouvido aquele grito, mas quão mais terrível do que ter sido proferido. Para o querido Filho de Deus, o Bem-amado, com quem o Pai sempre se agrada, de ser abandonado por seu Deus, era de fato uma dor insondável.

Por que estás tão longe de me ajudar e das palavras do meu rugido? (Salmos 22:1b)

Parece que a voz do Salvador, e quase sua mente, lhe falhou, pois ele chama sua oração de “rugido”, comparando-se a um animal ferido. Quando algum de vocês não puder orar, ou pensar que não pode, lembre-se dessas palavras de seu Senhor. Se ele, o sempre abençoado Filho de Deus, fala de sua própria oração como um “rugido”, qual deve ser a nossa?

Você sabe que Isaías falou de sua própria oração como sendo como o bater de um guindaste ou uma andorinha, ou o luto de uma pomba, como se não houvesse uma expressão articulada sobre isso, mas aos ouvidos e olhos de Deus, há música em um suspiro e beleza em uma lágrima.

Como nosso Senhor teve que orar assim, não se pergunte se, às vezes, deveríamos sentir que Deus nos abandonou. Se houvesse nuvens negras para Cristo, também pode haver algumas para nós.

Esboço de pregação do Salmo 22:2

Ó meu Deus, clamo durante o dia, mas tu não ouves; e à noite, e não estou calado. (Salmos 22:2)

Se nos lembrarmos do Getsêmani, e pensarmos como Jesus orou ali, mesmo com agonia e suor sangrento, devemos nos perguntar se, em algum momento, nossas orações parecem estar de um lado, e não recebermos imediatamente respostas de paz para eles? Contudo, veja bem, nosso Senhor continuou chorando a Deus dia e noite.

Esboço de pregação do Salmo 22:3

Mas tu és santo, ó tu que habitas os louvores de Israel. (Salmos 22:3)

Estabeleça em seus corações que, o que quer que Deus faça, ele é Santo. Nunca abrigue um pensamento contra o dEle, nunca imagine que Ele seja duro, injusto ou infiel.

Isso não pode ser, portanto, se o pior acontecer, nunca deixe sua fé ter alguma dúvida sobre esse ponto.

Esboço de pregação do Salmo 22:4-5

Nossos pais confiaram em ti; eles confiaram, e tu os livraste. A ti clamaram e foram libertados; confiaram em ti e não foram confundidos. (Salmos 22:4-5)

Olhe para trás e veja como Deus ajudou nossos ancestrais. Lembre-se de que, nas eras passadas, o Senhor sempre foi o Libertador de todos aqueles que confiavam nele.

Um homem justo foi finalmente abandonado por Deus? Desde que o mundo começou, o Senhor, mais cedo ou mais tarde, não apareceu para libertar seus filhos? É maravilhoso ouvir nosso Mestre Divino implorando dessa maneira, mas o mais maravilhoso de tudo é o próximo versículo:

Esboço de pregação do Salmo 22:6

Mas eu sou um verme e nenhum homem; opróbrio dos homens e desprezado do povo. (Salmos 22:6)

Há um pequeno verme vermelho que parece ser nada além de sangue quando é esmagado, parece que tudo se foi, exceto uma mancha de sangue e o Salvador, na profunda humilhação de seu espírito, compara-se àquele pequeno verme vermelho.

Quão verdadeiro é que “ele não se tornou famoso” por nossa causa. Ele se esvaziou de toda a sua glória e se há alguma glória natural à masculinidade, ele se esvazia mesmo disso.

Não apenas as glórias de sua divindade, mas as honras de sua masculinidade, ele deixou de lado que podia ser visto que, “embora ele fosse rico, ainda por nossa causa ele se tornou pobre”.

Esboço de pregação do Salmo 222:7-8

Todos os que me vêem riem-me com desprezo: disparam os lábios, sacudem a cabeça, dizendo: Ele confiava no Senhor que o livraria; deixe-o livrá-lo, pois se deleitava nele. (Salmos 22:7-8)

Ou, como a passagem é citada em Mateus: “Deixe-o livrá-lo agora, se ele quiser.”

Esboço de pregação do Salmo 22:-10

Mas tu és aquele que me tirou do ventre; tu me fizeste esperar quando eu estava nos seios da minha mãe. Fui lançado sobre ti desde o ventre: tu és o meu Deus da barriga da minha mãe. (Salmos 22:9-10)

Ele se lembra de seu nascimento maravilhoso. Ele era de Deus, de fato, desde o início.

Esboço de pregação do Salmo 22:11

Não fique longe de mim; porque o problema está próximo; pois não há quem o ajude. Todos eles se foram. Peter e todo o resto fugiram. Não há ninguém para ajudar. (Salmos 22:11)

E ali estão os escribas e fariseus, e os grandes homens da nação.

Esboço de pregação do Salmo 22:12-17

Muitos touros me cercaram; fortes touros de Basã me cercaram. Abriram-me boquiabertos como um leão que despedaça e que ruge. Eu sou derramado como água, (Salmos 22:12-14a)

Tudo dissolvido. Nada poderia se segurar, bastante gasto e desaparecido.

E todos os meus ossos estão desarticulados; meu coração é como cera; (Salmos 22:12-14b)

Ele sentiu a febre afundada interior trazida a Ele pelas feridas que Ele tinha no agrião. “Meu coração é como cera.”

Está derretido no meio das minhas entranhas. A minha força se seca como um caco de barro; e a minha língua se apega às minhas mandíbulas; e tu me trouxeste ao pó da morte. Pois os cães me cercaram: (Salmos 22:14c-16a)

Lá estão eles, a multidão cruel, esticando a língua e piando para ele. “Pois os cães me cercaram.”

A assembléia dos ímpios me envolveu: (Salmos 22:16b)

O final da manhã está agora cercado pelos cães. Ele não pode escapar.

Eles perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos: eles me olham e olham. (Salmos 22:16c-17)

Horrível, para a terna e modesta alma de Jesus, eram aqueles olhares vis da multidão rude enquanto olhavam para Ele.

Esboço de pregação do Salmo 22:18-21

Eles separam minhas roupas entre eles e lançam sortes em minhas vestes. Mas não sejas longe de mim, ó SENHOR; ó minha força, apressa-te em me ajudar. Livra minha alma da espada; minha querida do poder do cachorro. Salva-me da boca do leão, porque tu me ouviste dos chifres dos unicórnios. (Salmos 22:18-21)

O sol que estava escurecido, agora brilha novamente. As mágoas do Salvador acabaram. Uma calma se espalha sobre sua mente. Ele está prestes a dizer: “Está consumado!” E seu coração está consolado.

Esboço de pregação do Salmo 22:22-31

Então, declararei o teu nome aos meus irmãos; louvar-te-ei no meio da congregação. Vós que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, descendência de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, descendência de Israel. Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu. (Salmos 22:22-24)

O meu louvor virá de ti na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.Todos os limites da terra se lembrarão e se converterão ao SENHOR; e todas as gerações das nações adorarão perante a tua face. (Salmos 22:25-27)

Porque o reino é do SENHOR, e ele domina entre as nações. Todos os grandes da terra comerão e adorarão, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele; como também os que não podem reter a sua vida.Uma semente o servirá; falará do Senhor de geração em geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto ele o fez. (Salmos 22:28-31)

O Salvador agora fala como ressuscitado dentre os mortos. As primeiras palavras da queixa foram usadas pelo próprio Cristo na cruz, as primeiras palavras do triunfo são expressamente aplicadas a Ele, Hebreus 2:12. Todos os nossos louvores devem se referir ao trabalho de redenção.

O sofrimento do Redentor foi graciosamente aceito como uma satisfação completa pelo pecado. Embora tenha sido oferecido a homens pecadores, o Pai não o desprezou ou abominou por nossa causa.

Este deve ser o problema de nossa ação de graças. Todas as almas humildes e graciosas devem ter plena satisfação e felicidade nEle. Os que têm fome e sede de justiça em Cristo não devem trabalhar por aquilo que não satisfaz. Aqueles que estão orando muito, serão muito agradecidos. Aqueles que se voltam para Deus farão a consciência de adorar diante dEle. Toda língua confesse que Ele é o Senhor. Altos e baixos, ricos e pobres, escravos e livres, encontram-se em Cristo.

Visto que não podemos manter vivas nossas próprias almas, é nossa sabedoria, pela fé obediente, comprometer nossas almas a Cristo, quem é capaz de salvar e mantê-los vivos para sempre. Uma semente o servirá.

Deus terá uma igreja no mundo até o fim dos tempos. Eles serão contabilizados por uma geração, Ele será o mesmo para eles que era para aqueles que foram antes deles. Sua justiça, e não a sua, eles declararão ser o fundamento de todas as suas esperanças e a fonte de todas as suas alegrias.

A redenção por Cristo é obra do próprio Senhor. Aqui vemos o livre amor e compaixão de Deus Pai e de nosso Senhor Jesus Cristo por nós, pecadores miseráveis, como fonte de toda graça e consolo. O exemplo que devemos seguir, o tratamento que devemos esperar como cristãos e a conduta que devemos adotar.

Toda lição aqui pode ser aprendida e pode beneficiar a alma humilhada. Os que buscam estabelecer sua própria justiça perguntam, por que o amado Filho de Deus deveria sofrer assim, se seus próprios atos podiam expiar o pecado?

Contudo, que o ímpio professor considere se o Salvador assim honrou a lei Divina, para adquirir-lhe o privilégio de desprezá-la. E os descuidados tomem aviso para fugir da ira vindoura, e os trêmulos repousem suas esperanças sobre este misericordioso Redentor. Peço que o crente tentado e angustiado espere alegremente o final feliz de cada provação.

Bibliografia do Esboço de Pregação

  • Fonte e autor: Salmo 22 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.
  • Fonte e autor: Salmo 22 traduzido e adaptado de Matthew Henry’s Concise Commentary on the Bible.
Veja também:
Botão Voltar ao topo