Sermão do Salmo 20 – Esboço de Pregação

Salmo 20 dedicado para o mestre de música. Sua autoria é atribuída a Davi. O 20º Salmo é uma oração para o rei que está saindo para o conflito, uma oração para Davi, melhor ainda,uma oração pelo maior Filho de Davi.

Introdução

Temos diante de nós um Hino Nacional, preparado para ser cantado no início da guerra, quando o monarca estava girando sua espada para a luta. Se Davi não tivesse sido irritado com guerras, talvez nunca tivéssemos sido favorecidos com salmos como este.

São necessárias as provações de um santo, para que ele possa consolar outros. Um povo feliz aqui pede um soberano amado, e com corações amorosos clama a Jeová: “Deus salve o rei”. Concluímos que essa música deveria ser cantada em público, não apenas pelo assunto da música, mas também por sua dedicação “Para o mestre da música”. Sabemos que seu autor foi o doce cantor de Israel, no título curto “Um Salmo de Davi”.

Na ocasião específica que o sugeria, seria mera tolice conjeturar, pois Israel estava quase sempre em guerra nos dias de Davi. Sua espada pode ter sido cortada, mas nunca foi enferrujada. Lemos o título, relativo a Davi, ou, para Davi, e é claro que o rei é o sujeito, assim como o compositor da música.

É preciso apenas um momento de reflexão para perceber que esse hino de oração é profético de nosso Senhor Jesus, e é o clamor da igreja antiga em nome de seu Senhor, pois ela o vê em visão suportando uma grande luta de aflições em seu nome.

O povo militante de Deus, com o grande Capitão da salvação à frente, ainda pode sinceramente implorar que o prazer do Senhor prospere em suas mãos. Nos esforçaremos para manter essa visão do assunto em nossa breve exposição, mas não podemos restringir totalmente suas observações.

Este salmo esta dividido em quatro partes:

  • (Salmos 20:1-4) são uma oração pelo sucesso do rei.
  • (Salmos 20:5-7) expressam confiança inabalável em Deus e nos seus Ungidos;
  • (Salmos 20:8) declara a derrota do inimigo;
  • (Salmos 20:9) é um apelo final a Jeová.

Leia também: a vida do rei Davi

Esboço de pregação do Salmo 20:1

O SENHOR te ouve no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te defende; (Salmos 20:1)

Esta é uma oração para Davi, uma oração para Jesus e uma oração para todo filho de Deus: “Jeová te ouve no dia da angústia.” O que você quer? Lembre-se de que o Senhor lhe promete esta promessa: “Invoque-me no dia da angústia; Eu te livrarei, e você me glorificará”. “O nome do Deus de Jacó te defenderá.”

O Deus que cuidou de Jacó quando ele dormiu com uma pedra no travesseiro, que o guardou quando era estrangeiro em uma terra estranha e o trouxe para casa novamente. O Deus que lutou com ele em Jaboque, e que fez todas as coisas funcionarem para ele, em vez de contra ele, como ele temia.

Esboço de pregação do Salmo 20:2

Envia-te ajuda do santuário; (Salmos 20:2a)

“Ajuda do lugar santo, ajuda do sangue aspergido, ajuda do propiciatório, ajuda do pote de ouro que tinha o maná, ajuda da vara de Arão que brotava, ajuda daquele que brilhava entre os querubins, envia-te ajuda do Santo dos Santos”.

E te fortaleça de Sião; (Salmos 20:2b)

Isto é, com seu próprio poder, sua própria glória, que ele manifesta no meio de Seu povo.

Esboço de pregação do Salmo 20:3

Lembre-se de todas as tuas ofertas e aceite o teu sacrifício queimado; selah. (Salmos 20:3)

Isso Deus fez com seu querido Filho, e isso ele está preparado para fazer com todo o seu povo. Sempre que damos algo à causa de Deus, devemos fazê-lo com toda aquela solenidade e toda essa vontade que se via no povo de Deus nos tempos antigos.

Lembrando que é para ele que a trazemos, e o ponto principal para nossa consideração é: “Ele aceitará?”

Esboço de pregação do Salmo 20:4

Conceda-te de acordo com o teu próprio coração e cumpra todos os teus conselhos. (Salmos 20:4)

Não podemos orar isso por todos. Oramos por Cristo e pelo povo santificado do Senhor, para que Ele lhes conceda o desejo de seus corações e cumpra seus conselhos.

Esboço de pregação do Salmo 20:5

Nós nos regozijaremos em tua salvação, e em nome de nosso Deus colocaremos nossas bandeiras; o SENHOR cumprirá todas as tuas petições. (Salmos 20:5)

Que oração maravilhosa é essa! Que seja concedido a cada um de vocês! “O Senhor cumpre todas as tuas petições.”

Esboço de pregação do Salmo 20:6-9

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido. Ele o ouvirá do seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nos lembraremos do nome do Senhor nosso Deus. São derrubados e caídos, mas nós ressuscitamos e permanecemos em pé. Senhor concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos. (Salmos 20:6-9)

O Senhor salva o ungido, e ouvir seu clamor dos altos céus. Permanecendo firme, o Senhor concederá a vitória.

Bibliografia do Esboço de Pregação

  • Fonte e autor: Salmo 20 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo