Sermão do Salmo 6 – Esboço de Pregação

Aqui o salmista pede uma visita de Deus, pois ele está doente de coração, pesado e deprimido. Seja muito grato se esse não for o seu caso, mas se for, seja muito grato por aqui estar uma oração pronta para você. Aqui você é ensinado a chorar para Deus e o que esperar dele.

Se você está muito doente e triste, não está pior do que Davi. Entregue suas dores para o médico de David. Você não pode ter um médico melhor que o médico real. Aquele que operou no rei Davi está preparado para operar em você.

Esboço de pregação do Salmo 6:1

SENHOR, não me repreendas na tua ira (Salmos 6:1a)

“Me repreenda, isso me fará bem. Eu preciso disso, mas não com raiva, seja gentil e terno comigo. Não me repreendas na tua ira.’ ”

Nem me castigues no teu furor (Salmos 6:1b)

Pode ser que a vara seja muito curativa para mim, mas não me dê o castigo em teu furor. Não fique muito zangado com o seu pobre servo pecador. Se não desvias a tua vara, desvias a tua ira. Essa é uma doce oração. Algumas pessoas clamam a Deus por sua doença e é muito melhor chorar a Deus sobre a causa disso, isto é, se for um castigo pelo pecado, livre-se do pecado, e a vara será removida.

Esboço de pregação do Salmo 6:2

Tende piedade de mim, ó SENHOR, porque sou fraco; ó SENHOR, cura-me; porque meus ossos estão irritados (Salmos 6:2)

“Tende piedade de mim, ó Senhor porque sou fraco”. Essa foi uma doce razão para Davi insistir. Pois ele era fraco. Ele não podia dizer: “Porque sou digno”. Ele não ousaria dizer isso. Davi não podia dizer que quando disse: “Tenha misericórdia”, pois a misericórdia é para os indignos. Justiça é para o bem.

A misericórdia é para aqueles que são culpados. “Tende piedade de mim, ó Senhor, porque sou fraco. Senhor, sara-me, porque meus ossos estão irritados”. Defenda a grandeza de sua doença como uma razão para o remédio. Não venha com a sua justiça própria, isso vai atrapalhar você. Venha com sua tristeza e seu pecado, sua fraqueza e sua dor, e peça-os diante de Deus.

Esboço de pregação do Salmo 6:3-4

Minha alma também está dolorida (Salmos 6:3a)

Isso é pior do que os ossos quando doem. O espírito de um homem sustentará sua enfermidade, mas um espírito ferido que pode suportar?”.

Mas tu, Senhor, até quando? (Salmos 6:3b)

Existe a essência da oração. Davi está perturbado porque Deus está longe dele. Ele perdeu a comunhão com o seu Senhor. Ele saiu da comunhão com seu Deus, e aqui vem o clamor mais necessário de todos:

Volta, ó SENHOR, livra minha alma; guarda-me por amor das tuas misericórdias (Salmos 6:4)

Essa oração não combina com você que está aqui, você que está cheio de pecado e com o coração partido por isso, e teme a ira que está por vir? Coloquei esta oração em suas bocas e rezo para que o Espírito Santo a coloque em seus corações: “Oh, salve-me por amor de tuas misericórdias”.

Esboço de pregação do Salmo 6:5

Pois na morte não há lembrança de ti; na sepultura quem te agradecerá? (Salmos 6:5)

Tanto quanto dizer: “Se você me deixar morrer, perderá um cantor do seu coro terrestre, mas se me deixares viver, lembrarei de ti. “Eu te louvarei, te darei graças”. Você sente a vontade de dizer: “Senhor, se me destruíres, nada ganhará com isso, mas se tu me salvares, haverá alguém que te louvará para sempre”?

Algumas vezes eu contei sobre uma pessoa velha que disse: “Se o Senhor me salvar, ele nunca ouvirá o último”. E você e eu também podemos dizer que, se ele nos salvar, nunca ouvirá o último. Isto é, nós o louvaremos por toda a eternidade por sua grande salvação.

Esboço de pregação do Salmo 6:6

Estou cansado dos meus gemidos; toda a noite faço minha cama para nadar; Eu molhei meu sofá com minhas lágrimas (Salmos 6:6)

David estava muito triste quando escreveu essas palavras. Tão grande era sua dor, tão aguda sua tristeza, que todas as comportas de seus olhos foram levantadas, e ele parecia flutuar em sua cama em lágrimas e parecia  com George Herbert quando escreveu:

“Ó quem me dará lágrimas?” Vinde, todas as fontes

Moro na minha cabeça e nos olhos. Vem, nuvens e chuva

Minha tristeza precisa de todas as coisas aquosas

Essa natureza produziu. Deixe cada veia,

sugar um rio para suprir meus olhos

Meus olhos cansados ​​e chorosos, muito secos para mim

A menos que recebam novos conduítes, novos suprimentos

Para suportá-los, e com o meu estado, concordo.

Esboço de pregação do Salmo 6:7

O meu olho é consumido por causa da dor (Salmos 6:7a)

Ele chorou muito. Seus olhos ficaram vermelhos com o choro, para que ele não pudesse ver.

Envelhece por causa de todos os meus inimigos (Salmos 6:7b)

Sua visão ficou fraca, como a de um homem velho. Uma catarata de tristeza colocou uma catarata de cegueira em seus olhos.

Esboço de pregação do Salmo 6:8

Afasta de mim todos os que praticam a iniquidade (Salmos 6:8a)

Ele quer que o seu Deus venha a ele, então ele pede que os inimigos de Deus sejam esclarecidos. Se mantemos companhia dos ímpios, não podemos convidar Deus para nossa casa e esperar que ele venha. “Afasta-te de mim”, diz David, “todos os que praticam a iniquidade”. Vocês que estão cantando o que chamam de canção alegre, saiam com ela. Você que é alegre com suas piadas contra a religião, se afasta de mim.

Porque o SENHOR ouviu a voz do meu choro (Salmos 6:8b)

Davi não pode se associar aos inimigos de Deus, agora que ele ouviu a voz do seu. Não é uma expressão bonita: “A voz do meu choro!” Por que, não havia som, havia? No entanto, há músicas sem palavras e há vozes sem sons.

Esboço de pregação do Salmo 6:9

O SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR receberá minha oração (Salmos 6:9)

“Primeiro pensei que ele não aceitaria minha petição, mas vejo que estende a mão direita, ele recebe minha oração, e se ele receber minha oração, em breve receberei sua resposta”.

Esboço de pregação do Salmo 6:10

Que todos os meus inimigos se envergonhem e fiquem aborrecidos; que voltem e se envergonhem de repente (Salmos 6:10)

Agora vamos ler novamente o versículo oito, onde Davi expressa grande admiração, pois Deus, a quem ele havia pedido para visitá-lo, se dignasse a fazê-lo.

Acho que posso imaginar Davi, sentado com a janela aberta. É noite e ele está se sentindo melhor, e ele pede que eles abram a janela, e ele se senta e olha para as estrelas, contente com o ar fresco.

Fonte e autor: Salmo 6 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:
Botão Voltar ao topo