Sermão de Atos 3 – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação de Atos 3. Esse capitulo de Atos 3 tem o titulo: A Cura de um mendigo aleijado.

Introdução a Atos 3

No capítulo de Atos 3, temos um milagre e um sermão: o milagre realizado para abrir caminho para o sermão, para confirmar a doutrina que deveria ser pregada e para substituí-lo nas mentes das pessoas e depois no sermão para explicar o milagre, e semear a terra que por ela foi quebrada.

O capitulo de Atos 3 está dividido em quatro partes:

  • (Atos 3:1-8): O milagre foi a cura de um homem coxo desde o nascimento, com uma palavra falando;
  • (Atos 3:9-11): A impressão que isso causou no povo;
  • (Atos 3:12-19): O escopo do sermão que foi pregado aqui era levar as pessoas a Cristo, arrepender-se de seus pecados em crucificá-lo;
  • (Atos 3:20-26): Crer nele agora que ele foi glorificado e cumprir as promessas do Pai na intenção de glorificá-lo.

A primeira parte do discurso abre a ferida, a segunda aplica o remédio.

Esboço de pregação de Atos 3:1

Agora Pedro e João subiram juntos ao templo na hora da oração, sendo às três horas da tarde. (Atos 3:1)

Pedro e João parecem estar ligados em uma amizade mais próxima. Pedro havia sido trazido de volta por João quando ele estava quase desesperado depois de ter negado seu Mestre. João o encontrou com amor e fez dele seu associado, e agora eles “subiram juntos ao templo na hora da oração”. Observe, aqui, quão docemente a dispensação do Antigo Testamento se derrete no novo.

O templo não era mais o que era antes. O tipo não tinha mais utilidade agora que o grande antítipo do templo havia chegado, no entanto, esses apóstolos ainda o abordaram na hora da oração. Existem alguns homens que são ótimos em destruir.

Chegará a hora de destruir o antigo quando o novo estiver completamente pronto, e mesmo assim, pode ser muito possível deixar a escuridão gradualmente se dissolver em um crepúsculo, e assim o dia chegará sem grandes brechas, sem nenhuma surpresa marcada. Pedro e João foram ao templo na mesma hora que os outros. É loucura para ele singular, exceto quando ser singular é algo mais correto que outros.

Esboço de pregação de Atos 3:2-3

E um certo homem coxo do ventre de sua mãe foi carregado, a quem todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam no templo; Quem viu Pedro e João prestes a entrar no templo pediu uma esmola. (Atos 3:2-3)

Esse parece ter sido o costume dos portões do templo, assim como das portas de muitas igrejas do continente. Por exemplo, você não poderia se aproximar da porta de uma certa igreja em Roma sem ser solicitado, talvez, por vários pedintes.

Não creio que fosse assim na Judeia em seus dias prósperos, mas quando a religião não prosperar, os mendigos certamente serão multiplicados, e agora que o próprio espírito de piedade se fora, a esmola era feita em público e, portanto, os mendigos apareciam em público.

Esboço de pregação de Atos 3:4-7

Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: “Olhe para nós!” E o homem olhou para eles com atenção, esperando receber algo deles. Então Pedro disse: Não tenho prata nem ouro; mas o que eu tenho lhe dou. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levante-se e ande. E ele o pegou pela mão direita e o levantou; e imediatamente seus pés e ossos do tornozelo receberam força. (Atos 3:4-7)

O homem nunca se pôs de pé durante toda a vida e foi tão incapaz de se mover que teve que ser levado aos portões do templo para implorar, mas no entanto, à menção do grande e glorioso nome de Jesus, seus pés e tornozelos imediatamente receberam força.

Esboço de pregação de Atos 3:8-11

E de um salto pôs-se em pé e começou a andar, e entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus. E todo o povo o viu andando e louvando a Deus; e eles sabiam que era ele quem fazia esmolas no belo portão do templo; e estavam cheios de admiração e espanto pelo que lhe havia acontecido. E como o coxo que foi curado segurou Pedro e João, todo o povo correu até eles na varanda que é chamada de Salomão, admirando-se bastante. (Atos 3:8-11)

Você não está nem um pouco surpreso por ele ter sustentado Pedro e João, pois era natural que ele os seguisse onde quer que fossem, pois devia muito a eles, e eles eram os melhores amigos que ele já tivera. Ele estava cheio de reverência por eles por causa do que haviam feito sobre ele, e agora, para que não fossem embora, ele os segurava e “todas as pessoas correram juntas para eles, admirando-se grandemente.”

Aquele que foi curado pelo maravilhoso nome de Cristo estava admirado, e as pessoas que o viram curado estavam todos imaginando. Suponho que essa maravilha se misture com toda a verdadeira adoração.

Toda maravilha não é adoração, mas onde há adoração a Deus e um senso de sua grande bondade e de nossa indignidade, parece sempre haver uma grande quantidade de admiração. Nós devemos cantar com admiração e surpresa, então cante com admiração e surpresa a bondade de Deus nos céus.

Esboço de pregação de Atos 3:12-23

E quando Pedro viu isso, ele respondeu ao povo, homens de Israel, por que se maravilhavam disso? ou por que olhais tão seriamente para nós, como se por nosso próprio poder ou santidade tivéssemos feito esse homem andar? (Atos 3:12)

O Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou seu Filho Jesus; a quem entregaste e o negastes na presença de Pilatos, quando ele estava determinado a deixá-lo ir. (Atos 3:13)

Mas negaste o Santo e o Justo, e desejaste que um assassino lhe fosse concedido; e matou o príncipe da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos; do que somos testemunhas. (Atos 3:14-15)

E seu nome pela fé em seu nome tornou este homem forte, a quem vedes e conheces; sim, a fé que está por ele deu-lhe essa perfeita perfeição na presença de todos vocês. E agora, irmãos, eu sei que por ignorância o fizeste, como também os vossos governantes. Mas aquelas coisas que Deus antes mostrara pela boca de todos os seus profetas, para que Cristo sofresse, ele o cumpriu. Arrependei-vos, portanto, e se convertam, para que seus pecados sejam apagados, quando os tempos de renovação vierem da presença do Senhor; e ele enviará Jesus Cristo, que antes vos foi pregado; a quem o céu deve receber até os tempos de restituição de todas as coisas, que Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas desde que o mundo começou. (Atos 3:16-21)

Porque Moisés disse verdadeiramente aos pais: Um profeta o Senhor vosso Deus suscitará a vós dentre vossos irmãos, como eu; ele ouvireis em todas as coisas que ele vos disser. E acontecerá que toda alma que não ouvir esse profeta será destruída entre o povo. (Atos 3:22-23)

Ouçam isso, então, vocês que ouviram a Cristo, por meio de Sua Palavra e por meio de seus servos, e o ouviram pregar, dezenas e centenas de vezes. Deixe-me ler este texto para você novamente, e enquanto eu o leio, que ele afunde em seus corações. “Acontecerá que toda alma que não ouvir esse profeta será destruída entre o povo.”

Esboço de pregação de Atos 3:24-26

Sim, e todos os profetas de Samuel e os que se seguiram, tantos quantos já falaram, também predisseram estes dias. Vós sois filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: E na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. A você primeiro Deus, tendo levantado seu Filho Jesus, enviou-o para abençoá-lo, afastando cada um de vocês de suas iniquidades. (Atos 3:24-26)

Eles deveriam ter a primeira proclamação do evangelho, dentre eles seriam reunidos muitos dos primeiros convertidos. O pregador não sabia imediatamente que resultado esse sermão produziria, não era como o sermão pregado no Pentecostes, pois ele sabia o que acontece após a sua entrega.

Este é um sermão tão bom em todos os sentidos, e temos todos os motivos para acreditar que tantos foram convertidos por ele. O Espírito de Deus estava com Pedro, todavia, mesmo o Espírito de Deus nem sempre funciona do modo que veio sobre os homens.

Veja bem, os apóstolos não tiveram oportunidade de conversar com o povo depois e descobrir o que havia sido feito, como fizeram no dia de Pentecostes.

Bibliografia para o esboço de pregação de Atos 3

  • Fonte e autor: Esboço de pregação de Atos 3 traduzido e adaptado de uma compilação de sermões de C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo