Estudo sobre a Igreja do Senhor – Esboço de Pregação

A Igreja é o Corpo de Cristo, a comunidade dos fiéis. A Bíblia utiliza várias analogias para falar sobre o que é a Igreja do Senhor. Neste esboço de pregação, traremos um estudo bíblico onde iremos meditar nas principais passagens que comparam a Igreja a alguns elementos que servem para descrevê-la.

A Igreja é o edifício de Deus

Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. (1 Coríntios 3:9)

Diante dessa declaração de Paulo aos crentes de Corinto, alguém pode perguntar: Se a Igreja é o edifício de Deus, quem é o edificador? Qual é o fundamento desse edifício? Qual a finalidade desse edifício?

A Bíblia responde tais perguntas ao dizer que Cristo é o edificador, bem como Ele próprio é sua Pedra Angular. A Bíblia também diz que como edifício, a Igreja serve de morada de Deus no Espírito.

Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (Mateus 16:18)

Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. (Efésios 2:19-22)

A Igreja do Senhor é um corpo vivo

Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. (1 Coríntios 12:27)

Todo corpo necessita de uma cabeça. A cabeça governa e mantém o corpo vivo. Cristo é a Cabeça da Igreja.

Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. (Colossenses 2:19)

A Igreja do Senhor é um rebanho

Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o Reino. (Lucas 12:32)

Todo rebanho precisa de um pastor. Nenhuma ovelha consegue cuidar de si mesma. A boa notícia é que Cristo é esse Pastor.

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (João 10:11-16)

A Igreja do Senhor é uma esposa

E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. (Apocalipse 21:2)

Toda esposa obrigatoriamente deve ter um esposo. Cristo é o Esposo da Igreja.

Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria está cumprida. (João 3:29)

A Igreja é o tesouro particular de Deus

Portanto, eis que naquele dia que preparei, quando Eu agir, declara o SENHOR dos Exércitos, eles serão o meu tesouro particular. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. (Malaquias 3:17)

Leia também: bem-aventurados os pobres de espírito.

A Igreja é a geração eleita, a nação santa, o povo exclusivo do Senhor

Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. (1 Pedro 2:9)

A Igreja é parte da Videira Verdadeira

Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido. Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. (João 15:1-4)

A Igreja é o santuário de Deus, o templo do Espírito

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o seu Espírito habita em vós? (1 Coríntios 3:16)

Como santuário de Deus, a Igreja possui um Sumo Sacerdote que proveu um sacrifício perfeito e definitivo para resgatá-la.

Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum. (Hebreus 4:15)

[ads1]

Bibliografia para o estudo sobre a Igreja do Senhor

  • Fonte: Estudo sobre a Igreja do Senhor adaptado da Bíblia de Referência Thompson, traduzido para o português pela Editora Vida.
  • Versões bíblicas utilizadas: Almeida Revisada  e Corrigida (ARC) e King James (KJA).
Mais sobre:
Close