Esboço de Pregação de Mateus 5. As bem-aventuranças.
O Sermão da Montanha
Esboço de pregação de Mateus 5:1
E, vendo as multidões, subiu a um monte; e, quando foi posto, seus discípulos vieram a ele. (Mateus 5:1)
Você percebe que o pregador se sentou e que seus discípulos estavam ao seu redor. Se você achar que está um pouco quente e tentador, lembre-se de que você tem o melhor, pois fica sentado enquanto o orador está de pé. A respeito de nosso Senhor, lemos: “Quando ele foi posto, seus discípulos vieram a ele”.
Esboço de pregação de Mateus 5:2
E ele abriu a boca e os ensinou, dizendo: (Mateus 5:2)
Talvez alguém diga: “Ele não poderia ensiná-los sem abrir a boca.” Descobri que muitos tentam ensinar sem abrir a boca, mas o pregador sincero fala com todas as suas forças. O mesmo aconteceu com Jesus ao ar livre, no lado da montanha: “Ele abriu a boca e ensinou-os.” As grandes coisas que ele tinha a dizer deveriam provir de portais abertos, de modo que ele não murmurou, mas “abriu a boca, e ensinou-lhes, dizendo:
Esboço de pregação de Mateus 5:3
Bem-aventurados os pobres de espírito: porque deles é o reino dos céus. (Mateus 5:3)
“Abençoado.” Veja como Jesus começa seu Sermão da Montanha, ele começa com bênçãos. Ele é uma nuvem que está cheia de chuva e se esvazia na terra. No momento em que você começa a conhecer a Cristo, você começa a receber bênçãos, e quanto mais você o conhecer, mais abençoado será.
“Bem-aventurados os pobres de espírito, não aqueles que se orgulham de riquezas espirituais e bondade pessoal, mas os humildes, mansos, trêmulos, humildes e pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”.
Esboço de pregação de Mateus 5:4
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mateus 5:4)
Que eles sejam consolados agora na perspectiva de conforto futuro. Não há corações de luto que lamentam o pecado, e lamentam após Deus, que serão abandonados por seu Deus: “eles serão consolados”.
Esboço de pregação de Mateus 5:5
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. (Mateus 5:5)
Eles, no sentido mais verdadeiro, desfrutam até desta vida. Seu espírito contente os torna monarcas. O grande homem, com toda a sua riqueza, costuma ficar inquieto com a ambição de mais, mas os espíritos calmos do povo de Deus encontram um reino em toda parte.
As montanhas e os vales pertencem realmente àquele que pode, com olhos felizes, olhá-los e depois erguer o rosto para o céu e sentir: “Meu Pai fez todos eles”.
Esboço de pregação de Mateus 5:6
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça; (Mateus 5:6a)
Eles querem ser melhores, e estão com fome e sede de mais santidade. Eles não se orgulham da perfeição pessoal, têm fome e sede de justiça, mas ainda não a alcançaram.
Pois eles serão preenchidos. (Mateus 5:6b)
Deus os preencherá, e quando Ele enche os homens com sua plenitude, eles estão realmente cheios.
Esboço de pregação de Mateus 5:7-8
Bem-aventurados os misericordiosos: (Mateus 5:7a)
O perdão, o generoso, o tipo: “Bem-aventurados os misericordiosos”
Pois eles obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. (Mateus 5:7b-8)
Existe tal conexão entre pureza de coração e pureza de entendimento que o homem cujo olho é esclarecido pela santidade verá Deus.
Esboço de pregação de Mateus 5:9
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5:9)
Eles não serão apenas filhos de Deus, mas as pessoas os chamarão por esse nome. Há algo tão divino em tentar afastar a discórdia, remover a raiva e promover o amor, que faz os homens sentirem que os pacificadores devem ser filhos de Deus.
Esboço de pregação de Mateus 5:10-11
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça: porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados vós, quando os homens vos desprezarem e perseguirem, e disserem falsamente todo tipo de mal contra vós, por minha causa. (Mateus 5:10-11)
Não é quando os homens falam sinceramente o mal a seu respeito, mas quando o dizem falsamente, nem quando eles dizem mal contra você por causa de seus maus temperamentos que os provocam, mas quando eles o fazem falsamente, pelo amor de Cristo, então “bem-aventurados sois”.
Esboço de pregação de Mateus 5:12
Alegrai-vos e alegra-te grandemente; porque grande é a tua recompensa no céu; porque tão perseguidos foram os profetas que estavam diante de ti. (Mateus 5:12)
E você está seguindo os passos deles, assim está entrando na herança deles. Você começa com eles e terá um fim com eles. Se for perseguido com eles, você também reinará com eles.
Os discípulos são o sal da terra e a luz do mundo
Esboço de pregação de Mateus 5:13
Vós sois o sal da terra. (Mateus 5:13a)
Seguidores de Cristo, “sois o sal da terra.” Você ajuda a preservá-lo e a subjugar a corrupção que nele existe.
Mas se o sal perdeu o sabor, com que será salgado? (Mateus 5:13b)
Um cristão professo sem graça nele, um homem religioso cuja própria religião está morta, qual é o bem dele? E ele próprio está em uma condição sem esperança. Você pode salgar carne, mas não pode salgar.
A partir de então, nada serve senão ser expulso e ser pisado pelos homens. (Mateus 5:13c)
Há pessoas que acreditam que podem ser filhos de Deus hoje e filhos do diabo amanhã, e então novamente filhos de Deus no dia seguinte e filhos do diabo novamente no dia seguinte, mas acredite, não é assim. Se a obra da graça for realmente realizada por Deus em sua alma, ela durará toda a sua vida e, se não durar, isso prova que não é obra de Deus.
Deus não coloca sua mão nessa obra uma segunda vez. Não há regeneração duas vezes, você pode nascer de novo, mas não pode nascer de novo, e de novo e de novo, como alguns ensinam que não há nota nas Escrituras desse tipo.
Por isso, regozijo-me com o fato de a regeneração, uma vez verdadeiramente operada pelo Espírito de Deus, ser uma semente incorruptível que vive e permanece para sempre. Mas cuidado, para que você não seja como o sal que perdeu o sabor e, portanto, não serve para nada.
Esboço de pregação de Mateus 5:14-15
Vós sois a luz do mundo. (Mateus 5:14a)
Cristo nunca contemplou a produção de cristãos secretos, cristãos cujas virtudes nunca seriam exibidas, peregrinos que viajariam para o céu à noite e nunca seriam vistos por seus companheiros de peregrinação ou por qualquer outra pessoa.
Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Nem os homens acendem uma vela, nem a colocam debaixo do alqueire, mas no castiçal; e dá luz a todos os que estão na casa. (Mateus 5:14b-15)
Os cristãos devem ser vistos e devem deixar sua luz ser vista. Eles nunca deveriam tentar ocultá-lo. Se você é uma lâmpada, não tem o direito de estar debaixo de um alqueire ou debaixo de uma cama. Seu lugar é no candelabro, onde sua luz pode ser vista.
Esboço de pregação de Mateus 5:16
Que a tua luz brilhe diante dos homens, para que possam ver as tuas boas obras e glorificar o teu Pai que está nos céus. (Mateus 5:16)
Não que eles possam glorificar você, mas que eles possam glorificar seu Pai que está no céu.
O cumprimento da lei e dos profetas
Esboço de pregação de Mateus 5:17-18
Não pense que eu vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir. Pois em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, um jota ou um til não passará da lei de maneira alguma, até que tudo seja cumprido. (Mateus 5:17-18)
Nenhuma cruz de um “t” e nenhum ponto de um “I” serão retirados da lei de Deus. Seus requisitos sempre serão os mesmos, imutavelmente fixo, e nunca ser diminuído por tão pouco quanto “um jota ou um til”.
Esboço de pregação de Mateus 5:19-20
Portanto, quem quer que quebre um desses menos mandamentos e ensine aos homens, ele será chamado o menor no reino dos céus, mas quem quer que os faça e os ensine, o mesmo será chamado de grande no reino dos céus. Pois eu vos digo que, exceto a tua justiça excederá a dos escribas e fariseus e mestres da lei; (Mateus 5:19-20a)
Quem parecia ter atingido o mais alto nível disso, de fato, eles mesmos pensaram que ultrapassaram a marca e não a marca, mas Cristo diz a seus discípulos: “A menos que sua justiça vá além disso.”
Em nenhum caso entrareis no reino dos céus. (Mateus 5:20b)
Estas são palavras solenes de advertência. Deus conceda que possamos ter uma justiça que excede a dos escribas e fariseus, uma justiça praticada pelo Espírito de Deus, uma justiça do coração e da vida!
Esboço de pregação de Mateus 5:21
Ouvistes que foi dito por eles desde os tempos antigos: Não matarás; e quem matar deve estar em perigo de julgamento. (Mateus 5:21)
A antiguidade é frequentemente defendida como uma autoridade, mas nosso rei faz pouco trabalho com “os velhos tempos”. Ele começa com uma de suas alterações na lei de seu pai. Eles acrescentaram aos oráculos salvos.
A primeira parte do ditado que nosso Senhor citou foi divina, mas foi reduzido a um nível baixo pela adição sobre o tribunal humano e a responsabilidade do assassino de aparecer lá. Assim, tornou-se mais um provérbio entre os homens do que uma expressão inspirada da boca de Deus.
Seu significado, como Deus falou, tinha um alcance muito mais amplo do que quando a ofensa era restringida a assassinatos reais, como os que poderiam ser levados a um tribunal humano. Estreitar um comando é mensurá-lo. Nós não podemos fazer isso mesmo com antiguidade para o nosso mandado. Melhor toda a verdade recém-declarada do que uma antiga falsidade na linguagem antiga.
Esboço de pregação de Mateus 5:22
Mas eu vos digo que todo aquele que se irritar com seu irmão sem causa estará em perigo de julgamento; e todo aquele que disser a seu irmão, Raca, estará em perigo de conselho; mas qualquer um que disser: Tu, tolo, estará em perigo de fogo do inferno. (Mateus 5:22)
O assassinato está dentro da raiva, pois desejamos prejudicar o objeto de nossa ira, ou até desejamos que ele não existisse, e isso é matá-lo de desejo. A raiva “sem causa” é proibida pelo comando que diz “Não matarás”; pois a raiva injusta está matando intencionalmente. Tal raiva sem causa nos coloca sob julgamento superior ao dos tribunais terrestres.
Deus toma conhecimento das emoções das quais os atos de ódio podem surgir e nos chama a dar conta tanto do sentimento de raiva quanto do ato assassino. As palavras também são submetidas à mesma condenação: um homem deve ser julgado pelo que ele “disser a seu irmão”.
Chamar um homem de Raca, ou um sujeito sem valor, é matá-lo em sua reputação e dizer-lhe: Tu, tolo ”, é matá-lo quanto às características mais nobres de um homem. Portanto, tudo isso é submetido à censura que os homens distribuem em seus conselhos. Sim, sob o que é muito pior, a punição concedida pela mais alta corte do universo, que condena os homens ao “fogo do inferno”.
Assim, nosso Senhor e Rei restaura a lei de Deus à sua verdadeira força e nos adverte que não denuncia apenas o ato de matar, mas todos os pensamentos, sentimentos e palavras que tenderiam a ferir um irmão ou aniquilá-lo pelo desprezo.
Esboço de pregação de Mateus 5:23-24
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e lembrarmos que teu irmão deve contra ti; Deixa aí a tua oferta diante do altar, e segue o teu caminho; primeiro reconcilie-se com seu irmão e depois venha e ofereça seu presente. (Mateus 5:23-24)
O fariseu pedia como cobertura para sua malícia que ele trouxesse um sacrifício para fazer expiação, mas nosso Senhor terá o perdão prestado ao nosso irmão primeiro, e depois a oferta apresentada. Devemos adorar a Deus pensativamente, e se, no decorrer desse pensamento, nos lembrarmos de que nosso irmão deve contra nós, devemos parar.
Se cometemos algum mal, devemos fazer uma pausa, deixar de adorar e nos apressar em buscar a reconciliação. Lembramo-nos facilmente se devemos contra nosso irmão, mas agora a memória deve ser revertida.
Somente quando lembramos de nossas ações erradas e fizemos a reconciliação é que podemos esperar a aceitação com o Senhor. A regra é: primeiro a paz com o homem e depois a aceitação com Deus. O santo deve ser percorrido para alcançar o Santo dos Santos.
Paz sendo feita com nosso irmão, então concluamos nosso serviço para com nosso Pai, e faremos isso com um coração mais leve e um zelo mais verdadeiro. Eu desejaria ansiosamente estar em paz com todos os homens antes de tentar adorar a Deus, para não apresentar a Deus o sacrifício de tolos.
Esboço de pregação de Mateus 5:25-26
Concorde com seu adversário rapidamente, enquanto estiver no caminho com ele; para que a qualquer momento o adversário não te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e você seja lançado na prisão. Em verdade te digo que de nenhuma maneira sairás dali, até que pagues o máximo de centavo. (Mateus 5:25-26)
Em todas as divergências, esteja ansioso pela paz. Pare de brigar antes de começar. Em ações judiciais, procure acordos rápidos e pacíficos. Muitas vezes, nos dias de nosso Senhor, esse era o caminho mais proveitoso, e geralmente é assim agora. É melhor perder seus direitos do que entrar nas mãos daqueles que só irão explora-lo em nome da justiça, e o manterão firme enquanto houver uma aparência de exigência contra você ou outro centavo que puder ser extraído de você.
Em um país onde “taxa justa” significava roubo, era sensato ser assaltado e não fazer queixa. Mesmo em nosso próprio país, um acordo enxuto é melhor do que um processo judicial gordo. Não pratique ações judiciais nos tribunais, mas faça as pazes com a maior prontidão.
Esboço de pregação de Mateus 5:27-28
Ouvistes que foi dito por eles desde os tempos antigos: Não cometerás adultério; mas eu vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher que deseja, já cometeu adultério com ela em seu coração. (Mateus 5:27-28)
Nesse caso, nosso rei mais uma vez deixa de lado o brilho dos homens sobre os mandamentos de Deus e faz com que a lei seja vista em sua vasta amplitude espiritual. Enquanto a tradição limitou a proibição a um ato manifesto de castidade, o rei mostra que proibia os desejos impuros do coração. Aqui, a lei divina é mostrada para se referir, não apenas ao ato de conversa criminosa, mas também ao desejo, imaginação ou paixão que sugeririam tal infâmia.
Que rei é nosso, que estende seu cetro sobre o reino de nossas concupiscências interiores. Com que soberania ele coloca: “Mas eu vos digo”! Quem senão um ser divino tem autoridade para falar dessa maneira? Sua palavra é lei.Assim deveria ser, visto que ele toca o vício na cabeça da fonte e proíbe a imundícia no coração.
Se o pecado não fosse permitido na mente, nunca seria manifestado no corpo, portanto, é uma maneira muito eficaz de lidar com o mal. Aparências irregulares, desejos impiedosos e paixões fortes são a própria essência do adultério, e quem pode reivindicar deles uma liberdade ao longo da vida?
No entanto, essas são as coisas que contaminam um homem. Senhor, limpe-os da minha natureza e me faça puro por dentro!
Esboço de pregação de Mateus 5:29
E se o teu olho direito te ofender, arranca-o e lança-o de ti; porque é proveitoso para ti que um dos teus membros pereça, e não que todo o teu corpo seja lançado no inferno. (Mateus 5:29)
O que é a causa do pecado deve ser abandonado, assim como o próprio pecado. Não é pecado ter um olho ou cultivar uma percepção aguçada, mas se o olho do conhecimento especulativo nos leva a ofender pelo pecado intelectual, ele se torna a causa do mal e deve ser mortificado.
Qualquer coisa, por mais inofensiva que me leve a fazer, a pensar ou a sentir-se mal, devo me livrar de tudo como se fosse em si um mal.
Embora acabar com isso envolvesse privação, ainda deve ser dispensado, pois mesmo uma perda séria em uma direção é muito melhor do que a perda de todo o homem. Melhor um santo cego do que um pecador míope.
Se a abstenção de álcool causasse fraqueza no corpo, seria melhor ser fraco, do que ser forte e cair em embriaguez. Uma vez que vãs especulações e raciocínios levam os homens à descrença, não teremos nenhum deles. “Ser lançado no inferno” é um risco muito grande de correr, apenas para satisfazer o mau olhado de luxúria ou curiosidade.
Esboço de pregação de Mateus 5:30
E se a tua mão direita te ofender, corta-a e lança-a de ti; porque é proveitoso para ti que um dos teus membros pereça, e não que todo o teu corpo seja lançado no inferno. (Mateus 5:30)
A causa da ofensa pode ser mais ativa como a mão do que intelectual como o olho, mas é melhor sermos prejudicados em nosso trabalho do que desviados para a tentação.
A mão mais hábil não deve ser poupada se ela nos encoraja a fazer o mal. Não é porque uma coisa possa nos tornar espertos e bem-sucedidos que, portanto, devemos permitir que, se ela provou ser a causa frequente de nossa queda no pecado, devemos ter feito isso e nos colocar em desvantagem para nossa obra da vida, em vez de arruinar todo o nosso ser pelo pecado.
A santidade deve ser nosso primeiro objetivo, e todo o resto deve ocupar um lugar muito secundário. Olhos e mãos direitos não estão mais certos se nos levarem a mal. Até mãos e olhos devem ir para que não possamos ofender nosso Deus por eles.
No entanto, ninguém leia isso literalmente e, portanto, mutile seu corpo, como fizeram alguns fanáticos tolos. O significado real é claro o suficiente.
Esboço de pregação de Mateus 5:31-32
Já foi dito: Todo aquele que repudiar sua esposa, dê-lhe um escrito de divórcio; mas eu vos digo que todo aquele que repudiar sua esposa, salvo pela causa da fornicação; (Mateus 5:31-32a)
Qual é uma razão suficiente e justificável para o divórcio?
Faz com que ela cometa adultério; e todo aquele que se casar com ela que é divorciada; (Mateus 5:32b)
Ou seja, quem é divorciado sem causa suficiente?
Comete adultério. (Mateus 5:32c)
Entre os judeus, o divórcio foi a coisa mais fácil do mundo. Um homem poderia facilmente se divorciar de sua esposa sem muitas explicações, as vezes por causa de uma unica palavra. Mas o Salvador aboliu o mal de uma vez por todas e transformou o divórcio em um crime, como sempre é “guardar a causa da fornicação”.
Esboço de pregação de Mateus 5:33-37
Novamente, ouvistes que foi dito por eles desde tempos antigos: Não te jurarás, mas cumprirás ao Senhor os teus juramentos; mas eu vos digo: Juro que nunca: (Mateus 5:33-34a)
Cristo abole assim todo o sistema de juramento, como deve ser abolido em todo lugar, e ele continua mostrando que ele não quis dizer meramente impuros, juramentos falsos, ou juramentos feitos como alguns homens os fazem de forma blasfema, mas toda forma e tipo de juramento, pois ele diz: “Não jure de maneira alguma”
Nem pelo céu; pois é o trono de Deus: nem pela terra; porque é o seu escabelo; nem por Jerusalém; pois é a cidade do grande rei. Nem jurarás pela cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Mas deixe sua comunicação ser, sim, sim; Não, não: pois tudo o que é mais vem do mal. (Mateus 5:34b-37)
Se as palavras significam alguma coisa, esse mandamento de Cristo é uma completa abolição dos juramentos feitos perante os magistrados, assim como em qualquer outro lugar. “Não te jurarás, mas porás ao Senhor os teus juramentos, mas eu te digo: Jura que não.” Um homem que não pode acreditar em sua própria palavra certamente não pode acreditar em seu juramento, e geralmente, quando um homem conta uma mentira, a próxima coisa que ele faz é jurar.
Quando Pedro negou seu Mestre, a próxima coisa que ele fez foi amaldiçoar e xingar, porque achou provável que eles não imaginassem que ele era um seguidor de Cristo se amaldiçoasse e xingasse, então ele deu isso como uma prova bastante clara de que ele não tinha estado com Cristo e não era um de seus discípulos. Infelizmente, precisamos de algo além de “Sim, sim” e “Não, não!”
Esboço de pregação de Mateus 5:38-43
Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente; mas eu vos digo que não resistais ao mal; mas, se alguém te ferir na face direita, vire-se para ele também . E se alguém te processar da lei, e tirar-lhe a túnica, também fique com a tua forca. E todo aquele que te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. (Mateus 5:38-43)
Dá àquele que te pede, e daquele que te empresta não te desvias. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Muitos fazem a segunda dessas duas coisas, mas não a primeira.
Esboço de pregação de Mateus 5:44-45
Mas eu lhes digo: Ame seus inimigos, abençoe os que te amaldiçoam, faça o bem aos que te odeiam, e ore por aqueles que, apesar de te usarem, o perseguem; Para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre os maus e os bons, e faz chover sobre os justos e injustos. (Mateus 5:44-45)
Deus constantemente faz aquilo que muitas pessoas consideram quase um crime, ou seja, fazer o bem aos que não merecem. É o próprio gênio do cristianismo ajudar aqueles que são totalmente indignos a serem gentis e generosos, mesmo com aqueles que têm a certeza de nos retribuir com ingratidão e malícia.
Esboço de pregação de Mateus 5:46-48
Pois se amais os que vos amam, que recompensa tereis? nem os publicanos são iguais? E se você saúda apenas seus irmãos, o que você mais do que outros? nem mesmo os publicanos? Sede, portanto, perfeitos, assim como seu Pai, que está no céu, é perfeito. (Mateus 5:46-48)
Estique em direção ao mais alto padrão concebível e não fique satisfeito até alcançá-lo.
Bibliografia para o esboço de pregação de Mateus 5
- Fonte e autor: Esboço de pregação de Mateus 5 traduzido e adaptado de uma compilação de sermões de C. H. Spurgeon.