Esboço de Pregação de Mateus 7. Esse capitulo do Evangelho de Mateus é o ultimo capitulo a narrar o sermão da montanha. Neste capítulo de Mateus 7, vemos diversos temas sendo relatados por Mateus: 7:1-12 – Ele tratando sobre julgamentos e sobre discernimento. 7:13-14 – A analogia feita entre ruas estreitas e ruas largas, sendo um aviso sobre a facilidade com que o ser humano pode cair em perdição. 7:15 – Os alertas sobre o julgamento, sendo adicionado um aviso sobre os falsos profetas. Aqui vemos a mesma linguagem usada por João Batista no capitulo de Mateus 3. Em Mateus…
Leia mais »Esboços de Sermões
Esboço de Pregação de Mateus 6. O capítulo 6 do Evangelho de Mateus no Novo Testamento, contém a porção intermediária do Sermão da Montanha onde está incluso a oração do Pai Nosso. Continuação do Sermão da Montanha Esboço de pregação de Mateus 6:1 Vede que não esmolas diante dos homens, para ser vistos deles; caso contrário, não tendes recompensa de vosso Pai, que está no céu. (Mateus 6:1) O motivo que leva um homem a dar, formará a verdadeira estimativa do que ele faz. Se ele dá para ser visto pelos homens, então, quando é visto pelos homens, ele tem a…
Leia mais »Esboço de Pregação do Salmo 23. O Salmo 23 é um doce cântico pastoral adequado apenas para a adoração da noite de sábado. Aqui não há barulho de armas, nem barulho de guerra, mas há um delicioso silêncio, apenas quebrado pelo toque suave do sino das ovelhas. Deus nos dê esse doce descanso esta noite! Introdução do Salmo 23 Não existe título inspirado para este salmo, e não é necessário, pois ele não registra nenhum evento especial e não precisa de outra chave senão aquela que todo cristão pode encontrar em seu próprio seio. É a pastoral celestial de Davi, uma…
Leia mais »Esboço de Pregação do Salmo 22, que é de autoria de Davi e dedicado ao músico cantor-mor sobre Aijelete-Hás-Saar. “O Messias sofre, mas triunfa”. Introdução do Salmo 22 Este Salmo 22 está além de todos os outros. O SALMO DA CRUZ. Na verdade, pode ter sido repetido palavra por palavra por nosso Senhor quando pendurado na árvore, e seria ousado demais dizer que sim, mas mesmo um leitor casual pode ver que poderia ter sido. Começa com: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” e termina, de acordo com alguns, no original com “Está consumado”. Para expressões queixosas que…
Leia mais »Esboço de Pregação de Atos 3. Esse capitulo de Atos 3 tem o titulo: A Cura de um mendigo aleijado. Introdução a Atos 3 No capítulo de Atos 3, temos um milagre e um sermão: o milagre realizado para abrir caminho para o sermão, para confirmar a doutrina que deveria ser pregada e para substituí-lo nas mentes das pessoas e depois no sermão para explicar o milagre, e semear a terra que por ela foi quebrada. O capitulo de Atos 3 está dividido em quatro partes: (Atos 3:1-8): O milagre foi a cura de um homem coxo desde o nascimento,…
Leia mais »Esboço de Pregação de Mateus 5. As bem-aventuranças. O Sermão da Montanha Esboço de pregação de Mateus 5:1 E, vendo as multidões, subiu a um monte; e, quando foi posto, seus discípulos vieram a ele. (Mateus 5:1) Você percebe que o pregador se sentou e que seus discípulos estavam ao seu redor. Se você achar que está um pouco quente e tentador, lembre-se de que você tem o melhor, pois fica sentado enquanto o orador está de pé. A respeito de nosso Senhor, lemos: “Quando ele foi posto, seus discípulos vieram a ele”. Esboço de pregação de Mateus 5:2 E…
Leia mais »Esboço de Pregação do Salmo 21. Salmo dedicado ao mestre de música. Um Salmo davídico. Introdução O título nos fornece poucas informações e é simplesmente, para o músico chefe, um salmo de Davi. Provavelmente escrito por Davi, cantado por Davi, relacionado a Davi, e pretendido por Davi se referir em todo o seu alcance ao Senhor de Davi. É evidentemente o companheiro adequado do Salmo Vinte, e está em sua posição apropriada ao lado dele. O Salmo Vinte antecipa o que isso considera realizado. Se hoje oramos por um benefício e o recebemos, devemos, antes que o sol se ponha,…
Leia mais »Salmo 20 dedicado para o mestre de música. Sua autoria é atribuída a Davi. O 20º Salmo é uma oração para o rei que está saindo para o conflito, uma oração para Davi, melhor ainda,uma oração pelo maior Filho de Davi. Introdução Temos diante de nós um Hino Nacional, preparado para ser cantado no início da guerra, quando o monarca estava girando sua espada para a luta. Se Davi não tivesse sido irritado com guerras, talvez nunca tivéssemos sido favorecidos com salmos como este. São necessárias as provações de um santo, para que ele possa consolar outros. Um povo feliz…
Leia mais »Abraão, conhecido como “pai da fé”, foi o primeiro patriarca do povo de Israel. Ele recebeu de Deus a promessa que através de sua vida muitas nações e povos seriam abençoados. Abrão foi antepassado de todo o povo judeu e do próprio Jesus. Todos aqueles que têm fé em Jesus Cristo também são descendentes de Abraão. Quando falamos em fé podemos considerar Abraão como um grande exemplo. O nome de Abraão era inicialmente Abrão, mas após fazer uma aliança com Deus, onde Deus multiplicaria muitíssimo a sua descendência, Abrão teve seu nome alterado para Abraão, e assim foi constituído pai…
Leia mais »Mateus 4 é o quarto capitulo do Evangelho de Mateus no Novo Testamento. O capitulo está dividido em quatro partes: (Mateus 4:1-11): Tentação de Cristo (Mateus 4:12-17): Primeira pregação publica de Jesus (Mateus 4:18-22): Jesus chama os primeiros discípulos. (Mateus 4:23-25): Jesus ensina ao povo e cura os doentes Esboço de pregação de Mateus 4:1 Então Jesus foi levado pelo espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4:1) Acabara de ser batizado, o Espírito de Deus desceu sobre ele, e o Pai testemunhou-o, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”, mas, imediatamente depois de…
Leia mais »