Por que devemos participar da Santa Ceia?

Por que devemos participar da Santa Ceia? Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem. Na verdade a Palavra de Deus nos fornece muitos motivos pelos quais devemos participar da Santa Ceia do Senhor. Vamos agora meditar em alguns destes motivos.

Devemos participar da Santa Ceia em memória à morte do Senhor

Quando Jesus participou da Páscoa com seus discípulos, na Última Ceia, havendo dado graças e partido o pão, Ele foi muito claro ao dizer: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19b).

Mais tarde, quando o apóstolo Paulo escreveu para a igreja na cidade de Corinto, ele também exortou os irmãos daquela igreja sobre essas mesmas palavras de Jesus (1 Co 11:25).

Devemos participar da Santa Ceia por obediência ao Senhor Jesus

A Santa Ceia é uma ordenança do Senhor Jesus para nós. Na condição de seguidores de Cristo, devemos obedecê-lo. No Evangelho de Marcos, lemos as seguintes palavras de Jesus: “Tomai, comei, isto é o meu corpo” (Mc 14:22).

Devemos participar da Ceia do Senhor para confessar que o perdão dos pecados é alcançado somente pelo sacrifício de Jesus.

Ao apresentar o cálice na Última Ceia, após dar graças, Jesus testemunhou que o Seu sangue foi derramado por muitos, para a remissão dos pecados (Mt 26:28). Toda vez que participamos da Santa Ceia do Senhor estamos confessando que o sangue de Cristo, o sangue do Novo Testamento, tem poder para perdoar pecados.

Devemos participar da Ceia do Senhor para termos comunhão como corpo de Cristo

Esse é o ensinamento do apóstolo Paulo em sua primeira Carta aos Coríntios. Ele escreveu: “Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão” (1 Co 10:16,17).

Devemos participar da Ceia do Senhor para anunciar que Ele voltará

Você sabia que todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice que juntos representam o corpo e o sangue do nosso Senhor, estamos anunciando a Sua morte?

Você sabia que ao mesmo tempo em que anunciamos a Sua morte também estamos anunciando a Sua volta?

Sim! Quando Cristo nos ordenou que participássemos da Ceia do Senhor em memória de seu sacrifício na cruz, Ele também nos ordenou que assim fizéssemos até que Ele voltasse (1 Co 11:26). Logo, quando participamos da Santa Ceia estamos demonstrando que cremos que um dia Ele voltará.

Devemos participar da Ceia do Senhor porque temos parte na vida eterna

Uma vez Jesus falou acerca do maná que os judeus comeram enquanto peregrinaram no deserto. Jesus disse que aqueles que comeram do maná acabaram morrendo, porém Ele ensinou que quem comer do Pão da Vida que desceu do céu enviado pelo Pai, nunca morrerá (Jo 6:58).

As palavras de Jesus nos traz conforto, pois sabemos que aqueles que comem de Sua carne e bebem de Seu sangue tem a vida eterna, e Ele o ressuscitará no último dia.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close