Sermão do Salmo 16 – Esboço de Pregação

O Salmo 16 pode ser chamado de um salmo de fé. O salmista foi buscar Em Deus refúgio, em nosso soberano Senhor, e supremo bem-estar, cujo bom prazer está em Seu santos. Os impios e apóstatas têm muitas dores, e ele se mantém separado deles e de sua adoração ímpia.

O Senhor Deus é sua porção e sua herança em lugares agradáveis, conselho e presença prestativa e contínua. Ele está contente e seguro, confiante de que o Senhor não o abandonará, mas lhe concederá vida e alegria para sempre em Sua presença.

Esboço de pregação do Salmo 16:1

Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio. (Salmos 16:1)

Observe como o salmista pede o apelo predominante da fé. Um Deus de confiança será um Deus de preservação. Se você, crente, pode realmente dizer que confia em Deus em qualquer momento de dificuldade ou perigo, você estará suficientemente seguro em sua guarda.

Esboço de pregação do Salmo 16:2-3

Disseste, ó minha alma, ao Senhor: Tu és o meu Senhor; a minha bondade não se estende a ti; mas aos santos que estão na terra e aos excelentes é quem é todo o meu prazer. (Salmos 16:2-3)

“Eu não posso te fazer nenhum bem, você é grande demais para precisar de qualquer coisa de mim, mas eu posso ser o meio de abençoar o teu povo, teus santos podem colher alguns benefícios do que faço. Eles são a companhia que eu mantenho, eles são os amigos mais escolhidos que conheço, e se você me ajudar a fazer algo por ti que trará bênção para eles, eu realmente me alegrarei”.

Esboço de pregação do Salmo 16:4

Multiplicarão-se as suas dores que se apressam após outro deus: não lhes oferecerei bebidas de sangue, nem levarei os seus nomes aos meus lábios. (Salmos 16:4)

Devemos ser fiéis a Deus, ao Deus revelado a nós no Livro de Deus, o Deus do Antigo Testamento e do Novo Testamento, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Devemos nos guardar para ele, não fazer outro deus segundo nossa própria imaginação. É idolatria prática até conceber Deus a não ser que ele seja revelado nas Sagradas Escrituras. Isso não devemos fazer, mas dizer, a respeito do Deus da Bíblia: “Este Deus é nosso Deus para todo o sempre”.

Esboço de pregação do Salmo 16:5

O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu guardas a minha sorte. (Salmos 16:5)

Uma das grandes casas da nobreza tem como lema as palavras: “Eu vou mantê-la”. Mas a de Davi é melhor: “Você mantém meu quinhão”. Deus é o melhor Defensor que seu povo pode ter.

Esboço de pregação do Salmo 16:6

As linhas caem dentro de mim em lugares agradáveis; sim, tenho uma boa herança. (Salmos 16:6)

Muitos de nós provaram que isso é verdade em nossa experiência. Que possamos continuar agradecidos e mais do que satisfeitos, encantados com o que Deus designa para nós!

Esboço de pregação do Salmo 16:7-8

Abençoarei o Senhor, que me deu conselhos; as minhas rédeas também me instruem durante a noite. Pus o Senhor sempre diante de mim? (Salmos 16:7-8)

“Nos meus atos durante o dia e meus pensamentos durante a noite”

Esboço de pregação do Salmo 16:8

Porque ele está à minha mão direita, não ficarei emocionado. (Salmos 16:8)

Agora, através da página sagrada, vem a maravilhosa revelação de um glorioso que fala nas próprias palavras que são registradas aqui. Embora, possivelmente, não o tenhamos reconhecido, essas palavras a seguir se aplicam especialmente a Jesus Cristo, nosso Senhor.

Esboço de pregação do Salmo 16:9

Portanto, meu coração está feliz. (Salmos 16:9)

Porque, nas vigílias noturnas, ele procurou seu Pai e encontrou ajuda nele, ele poderia dizer: “Portanto, meu coração está alegre”.

Esboço de pregação do Salmo 16:9-10

E a minha glória se alegra: a minha carne também descansará na esperança. Pois não deixarás minha alma no inferno. (Salmos 16:9-10a)

Ou melhor, Hades, a morada dos mortos.

Nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. (Salmos 16:10b)

Agora Davi estava reunido com seus pais, e seu corpo viu corrupção, como o apóstolo Pedro observou corretamente, por isso é claro que ele não está falando de si mesmo aqui, nem em primeiro lugar, pelo menos, mas em “grande Davi é maior filho ” ou nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo:“ Também não permitirás que o teu Santo veja corrupção.

Esboço de pregação do Salmo 16:11

Tu me mostras o caminho da vida: na tua presença há plenitude de alegria; nas tuas mãos direitas há prazeres para sempre. (Salmos 16:11)

Me mostras o caminho, e na tua presença há plenitude de alegria, posso ser verdadeiramente alegre.

Fonte e autor: Salmo 16 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:
Botão Voltar ao topo