Sermão do Salmo 4 – Esboço de Pregação

O texto do Salmo 4 é um reflexo do rei Davi, quando ele fala a todos os pecadores enquanto estava indo ao encontro de Absalão. A mensagem que esse Salmo nos traz é que as vitórias dos pecadores são apenas temporárias, passageiras e sem sentido, e apenas o arrependimento pode nos levar até a verdadeira felicidade. O Salmo é um pedido a Deus para libertação das angustias passadas.

Introdução

Aparentemente, este Salmo é destinado a acompanhar o terceiro e fazer um par com ele. Se o último puder ser intitulado O SALMO DA MANHÃ, isso também merece o título de O hino da noite. Que as palavras escolhidas de Salmos 4:8 sejam nossa doce canção de descanso quando nos retiramos para o nosso repouso.

“Assim, com meus pensamentos compostos para a paz,
Vou dar meus olhos para dormir; Tua mão em segurança mantém meus dias, E meu sono vai continuar. ”

Esboço de pregação do Salmo 4:1

Ouve-me quando clamo, ó Deus da minha justiça; tu me engrandeceste quando eu estava angustiado; tende piedade de mim e ouve minha oração (Salmo 4:1)

Bons homens querem ser ouvidos quando oram, não estão satisfeitos com apenas orar, devem ter as respostas de Deus para suas súplicas. Veja como Davi alega a misericórdia do passado recebida de Deus: “Você me ampliou quando eu estava angustiado”. Não é possível que meu coração olhe para a bondade de Deus para mim nos dias passados.

Então, como ele é o mesmo Deus, o que ele fez no passado é um argumento para o que ele fará no futuro. Há alguns de nós aqui que podem adotar a linguagem do salmista e dizer: “Você me ampliou quando eu estava angustiado; tem piedade de mim e ouve minha oração”.

Esboço de pregação do Salmo 4:2

Filhos dos homens, até quando converterão minha glória em vergonha? (Salmos 4:2a)

Por quanto tempo você me caluniará, por quanto tempo caluniará a Deus, por quanto tempo transformará o evangelho em ridículo, por quanto tempo resistirá ao Espírito de Deus?

Até quando amareis a vaidade e procuramos o arrendamento? (Salmos 4:2b)

Ou seja, depois da falsidade, depois de mentir? Por que os homens buscam a falsidade?

Que atração isso pode ter para eles? Por que, apenas essa atração, que convém ao coração do tolo alimentar-se da falsidade.

Esboço de pregação do Salmo 4:3

Mas saiba que o Senhor separou o que é piedoso para si mesmo; (Salmos 4:4a)

Você não pode machucá-lo, pois Deus o protegeu. Você pode dizer o que quiser contra ele, mas Deus o ama e cuidará dele.

O SENHOR ouvirá quando eu o chamar (Salmos 4:3b)

Que doce garantia! Ó irmãos, o propiciatório está sempre aberto para nós! Será uma coisa abençoada se cada um de nós puder dizer, como Davi: “O Senhor ouvirá quando eu o chamar”.

Esboço de pregação do Salmo 4:4

Fique admirado, e não peque: (Salmos 4:4a)

Este é um bom conselho para homens ímpios; que eles sintam corretamente a admiração da presença de Deus, e devem se afastar do pecado. A santa reverência é um grande preservativo do pecado.

Comungar com seu próprio coração em sua cama e ficar quieto (Salmos 4:4b)

Mantenha a comunhão privada consigo mesmo, em um local privado, em uma hora particular. “Fique quieto.” Somos muito barulhentos, a maioria de nós fala demais. Muitas vezes tornava os homens mais sábios se estivessem mais quietos. Se uma língua quieta não faz uma cabeça sábia, ainda assim tende.

Esboço de pregação do Salmo 4:5

Ofereça os sacrifícios da justiça e confie no Senhor (Salmos 4:5)

Esta é uma regra capital para toda a vida. Sirva a Deus e confie nele; faça o que é certo e descanse no Deus de certo.

Esboço de pregação do Salmo 4:6

Muitos dizem, quem nos mostrará algum bem? (Salmos 4:6a)

Todos nós queremos ver algo que é realmente bom, não nos importamos com quem o mostra, mesmo que seja o próprio diabo. “Quem nos mostrará algum bem?” Essa pergunta pode ter outro significado, pois existem alguns que não desejam o bem espiritual, para o bem que Deus chama de bom.

Senhor, levanta a luz do teu rosto sobre nós (Salmos 4:6b)

Davi começou o Salmo com uma petição pessoal: “Ouça-me quando eu chamo”, mas agora ele começa a brilhar em espírito, e enquanto sua oração queima com mais veemência, ele ora pelos outros também: “Senhor, levante a luz do seu semblante sobre nós”.

Esta é a nossa maior alegria, este é o nosso maior bem, andar na luz ou semblante de Deus. Se temos o favor de Deus e sabemos que o temos, não precisamos pedir mais nada, pois todas as outras bênçãos são asseguradas para aqueles que têm o favor de Deus.

Esboço de pregação do Salmo 4:7

Puseste alegria em meu coração, mais do que no tempo em que o milho e o vinho aumentavam (Salmos 4:7)

A colheita e a safra foram as duas estações de maior alegria no Oriente; eles gritaram “Casa da Colheita” com alegria por os frutos da terra terem sido reunidos novamente, e beberam o vinho novo e dançaram de alegria; mas Davi diz ao Senhor: “Colocaste alegria em meu coração, mais do que no tempo em que o milho e o vinho aumentavam.

Quando Deus coloca alegria no coração, é alegria verdadeira, pois Deus não é o Deus de uma alegria fingida; mas sim de uma alegria duradoura, pois Deus não dá presentes temporários. Davi diz: “Puseste alegria em meu coração”, e então ele a compara com a alegria dos filhos dos homens, e ele diz que sua alegria era maior que a deles quando aumentavam suas reservas terrenas. Boaz foi dormir na eira, mas quem dorme no seio de Deus tem uma cama muito mais macia que essa.

Esboço de pregação do Salmo 4:8

Deitar-me-ei em paz e dormirei; porque tu, SENHOR, só me fazes habitar em segurança (Salmos 4:8)

Aquele que tem o SENHOR como seu Deus está em casa, mesmo quando está no exterior, está bem guardado, mesmo quando não tem ninguém na terra para protegê-lo, e pode dormir em calma confiança, quando outros ficarem perturbados e tímidos demais.

Fonte e autor: Salmo 4 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:
Botão Voltar ao topo