Sermão do Salmo 5 – Esboço de Pregação

O quinto salmo do Livro dos Salmos. Tem sua autoria atribuída ao rei Davi. Esse Salmo é um reflexo de como o homem justo ora pela libertação, não apenas pela libertação do sofrimento, mas por se permitir servir a Deus sem distração.

Esboço de pregação do Salmo 5:1

Dá ouvidos às minhas palavras, ó Senhor, considere minha meditação (Salmos 5:1)

Às vezes, oramos imediatamente, como Davi fez quando gritou ao Senhor: “Ouça-me quando eu chamo”. Outras vezes, sentamos para meditar e refletir sobre o que queremos dizer ao Senhor em oração, como Davi fez quando ele disse: “Ó Senhor, considere minha meditação. O que eu considerei você considera”.Uma oração bem considerada é muito provável que tenha sucesso com Deus.

 Esboço de pregação do Salmo 5:2

Ouve a voz do meu clamor (Salmos 5:2a)

Quando não tenho confiança ou conforto o suficiente para apresentar uma oração bem ordenada a ti; mas, como uma criança que sofre, clamo a ti: “Ouve a voz do meu clamor”.

Meu rei e meu deus: (Salmos 5:2b)

O que? um rei ouvirá um grito? Os homens geralmente preparam petições elaboradas quando chegam à presença da realeza. Mas, embora o Senhor seja muito maior do que todos os soberanos terrestres, ele é muito mais condescendente do que eles.

Pois até a vontade eu oro (Salmos 5:2c)

Eu confio que todos oram. Estou certo de que todos os crentes fazem isso, mas oremos mais, oremos muito mais do que fizemos e digamos ao Senhor: “A ti orarei”. Ele é um rei, portanto, sirva-o com suas orações. Ele é Deus, então adore-o com suas orações, e dizer, como Davi fez: “Meu rei e meu Deus”, que motivos abundantes você tem para abundar em oração a ele?

 Esboço de pregação do Salmo 5:3

Minha voz ouvirás de manhã, ó SENHOR (Salmos 5:3a)

Quando o orvalho estiver sobre toda a natureza, e também sobre o meu espírito, ouvirás a minha voz em oração. Antes de sair para o mundo, meus primeiros pensamentos serão de ti. “Nunca veja o rosto do homem, amado, até que você tenha visto o rosto de Deus”.

De manhã dirigirei minha oração a ti e levantarei os olhos (Salmos 5:3b)

Ajuste sua oração como quando o arqueiro colocar a flecha no arco, olhe para cima enquanto a atira e continue olhando e procurando uma resposta para sua súplica. Você não pode esperar que Deus abra as janelas do céu para derramar uma bênção se você não abrir as janelas da sua expectativa para procurá-la. Se você olhar perguntando, Deus responderá.

É sempre bom mirar bem na oração. Algumas orações são como tiros aleatórios não se pode esperar que elas atinjam o alvo, mas a oração de Davi foi bem orientada, e ele esperava que prevalecesse com Deus: “Pela manhã dirigirei minha oração a ti e levantarei os olhos”.

 Esboço de pregação do Salmo 5:4

Pois tu não és um Deus que tenha prazer na maldade; nem o mal habitará contigo (Salmos 5:4)

Nos dois Salmos, há uma linha clara traçada entre os justos e os iníquos. Essa é uma linha que ainda precisa ser mantida muito clara, e todos nós devemos procurar saber de que lado da linha estamos.

Esboço de pregação do Salmo 5:5-6

Os tolos não ficarão diante de ti; odeias todos os que praticam a iniqüidade. Destruirás os que falam de arrendamento; o SENHOR abominará o homem sanguinário e enganador (Salmos 5:5-6)

Estas são palavras fortes, mas não muito fortes. Deus não tolera o mal e aqueles que são mais parecidos com ele em outros aspectos também serão semelhantes a ele neste assunto.

Esboço de pregação do Salmo 5:7

Mas quanto a mim, entrarei em tua casa na multidão da tua misericórdia (Salmos 5:7a)

“Serei como uma criança que entra e sai da porta do pai quantas vezes quiser, porque está em casa. Não irei lá por meus próprios méritos, mas na multidão da tua misericórdia”.

E no teu medo adorarei em direção ao teu santo templo (Salmos 5:7b)

Não havia templo na terra quando Davi escreveu este Salmo, mas Deus era o seu templo; e assim o judeu piedoso abriu a janela e olhou para Jerusalém; assim, olhamos para Deus no trono da graça no céu, e procuramos adorá-lo na beleza da santidade.

Esboço de pregação do Salmo 5:8

Guia-me, SENHOR, na tua justiça por causa dos meus inimigos; faça o seu caminho direto diante do meu rosto (Salmos 5:8)

Davi não diz: “Deixe meu caminho reto”, ele não quer seguir o seu caminho, mas ele quer seguir o caminho de Deus. Assim, a doce submissão se mistura com o desejo de perfeita obediência: “Dirija-se diante do meu rosto”.

Esboço de pregação do Salmo 5:9

Pois não há fidelidade na boca deles; (Salmos 5:9a)

Você não pode esperar que homens ímpios falem o que é certo. Pois não há fidelidade na boca deles.

A parte interior deles é muita maldade; a garganta deles é um sepulcro aberto; (Salmos 5:9b)

Derramando gás sujo e podre. Eles não podem falar sem usar expressões sujas ou blasfemas, ou, se o fazem, há falsidade oculta por trás de suas palavras, pois o engano e o mal de todos os tipos estão em seus corações.

Eles lisonjeiam com a língua (Salmos 5:9c)

Sempre tenha cuidado com as pessoas que o lisonjeiam, e especialmente quando elas lhe dizem que não o lisonjeiam, e que sabem que você não pode suportar lisonjas, pois você está sendo mais lisonjeado, então fique atento à língua do lisonjeiro.

Esboço de pregação do Salmo 5:10

Destrua-os, ó Deus; que caiam por seus próprios conselhos; expulsá-los na multidão de suas transgressões; porque eles se rebelaram contra ti (Salmos 5:10)

Não importa o que eles façam contra mim; “Mas, ó Senhor, eles se rebelaram contra ti”. Davi fala aqui como um juiz que pronuncia a sentença aos culpados, não por maldade, mas por lealdade e devoção a Deus,

Esboço de pregação do Salmo 5:11-12

Mas todos os que confiam em ti se regozijem; gritem sempre de alegria, porque tu os defendes; também os que amam o teu nome sejam alegres em ti. Pois tu, Senhor, abençoares os justos; com favor tu o protegerás como com um escudo (Salmos 5:11-12)

Regozijemos-nos de alegria, porque é o Senhor que nos defende. Deus abençoará os justos. Os guardará e protegerá como um escudo.

Fonte e autor: Salmo 5 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:
Botão Voltar ao topo