Sermão do Salmo 8 – Esboço de Pregação

Spurgeon chama esse salmo de “a canção do astrônomo”, pois quando o salmista olha para o céu (Ler versículo 3) fica inspirado a meditar na criação de Deus e no lugar do homem nela. Spurgeon interpreta ainda os “bebês e as crianças” a quem o Senhor dá força (Ler versículo 2) para se referir de várias maneiras a: Homem, Davi, Jesus, aos apóstolos e todos que lutam pela palavra de Cristo.

 

Esboço de pregação do Salmo 8:1

Ó SENHOR, nosso Senhor, quão excelente é o teu nome em toda a terra! que pôs a tua glória acima dos céus (Salmos 8:1)

Eles são muito altos, mas a tua glória é mais alta que os céus.

Esboço de pregação do Salmo 8:2-4

Pela boca dos bebês e das crianças, ordenaste força por causa de teus inimigos, para que possas acalmar o inimigo e o vingador. Quando considero os teus céus, a obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ordenaste; O que é o homem, para que se lembre dele? e filho do homem, para que o visites? (Salmos 8:2-4)

Ele, cuja voz faz rolar as estrelas, que faz esses mundos brilhantes voarem como faíscas da bigorna de sua onipotência, como pode se abaixar tanto a ponto de considerar sua criatura caída, homem, que é tão pequeno, tão insignificante?

Esboço de pregação do Salmo 8:5-6

Pois tu o fizeste um pouco mais baixo que os anjos, e o coroaste com glória e honra. Enlouquecê-lo por ter domínio sobre as obras das tuas mãos; puseste todas as coisas debaixo dos pés dele. (Salmos 8:5-6)

O homem é vice-rei de Deus. Ele reina sobre as obras de Deus em nome de Deus. Que ele não seja um rei e tente usurpar a honra de seu grande Senhor, o Imperador, o Governador Universal.

Esboço de pregação do Salmo 8:7-8

Todas as ovelhas e bois, sim, e os animais do campo; as aves do céu, os peixes do mar e tudo o que passa pelas veredas dos mares (Salmos 8:7-8)

Que você homem não seja cruel com os animais do campo, que o homem não seja um tirano, pois Deus não o criou para esse propósito. Que o seu reino homem, seja um reino generoso e gentil e se os animais tiverem que sofrer, poupem-lhes tanto sofrimento quanto possível. Ó homem, seja um vice-rei generoso, pois está sob um rei muito generoso, que é ele mesmo o Deus feliz e que se deleita na felicidade de todas as suas criaturas.

Esboço de pregação do Salmo 8:9

Ó SENHOR, nosso Senhor, quão excelente é o teu nome em toda a terra! (Salmos 8:9)

Assim o salmista termina quando começou o salmo, louvando o nome do Senhor.

Fonte e autor: Salmo 6 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:

 

Close