Versículos Sobre Vaidade

Há muitos versículos bíblicos sobre a vaidade. Esses versículos destacam como a vaidade implica em um comportamento fútil e vão que se preocupa, acima de tudo, só com si mesmo. Na Bíblia a vaidade é algo que desagrada a Deus, e o caminho do vaidoso é vazio, passageiro e sem sentido.

Vejamos abaixo uma lista com alguns dos principais versículos bíblicos sobre a vaidade, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo.

Versículos sobre vaidade no Antigo Testamento

Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos são mais leves que a vaidade. (Salmo 62:9)

Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido.(Salmo 66:18)

Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. (Eclesiastes 1:2)

Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal.(Provérbios 21:6)

O Senhor dos Exércitos formou este desígnio para denegrir a soberba de toda beleza e envilecer os mais nobres da terra. – A frase “a soberba de toda beleza” indica orgulho e vaidade.(Isaías 23:9)

Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego. Vaidade são, obra ridícula; no tempo do seu castigo, virão a perecer.(Jeremias 10:14,15)

Disse-me o SENHOR: “Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o ‘ engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam”.(Jeremias 14:14)

Efraim está oprimido e quebrantado pelo castigo, porque foi do seu agrado andar após a vaidade.(Oseias 5:11)

Versículos sobre vaidade no Novo Testamento

Nada façais por partidarismo ou vaidade, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.(Filipenses 2:3)

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.(Efésios 4:17-19)

Porquanto, proferindo palavras jactanciosas de vaidade, engodam com paixões carnais, por suas libertinagens, aqueles que estavam prestes a fugir dos que andam no erro, prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor.(2 Pedro 2:18,19)

Utilizamos nesta seleção de versículos sobre vaidade a versão bíblica Almeida Revista e Atualizada (ARA).

Veja também:
Fechar