Estudo sobre Rute e Noemi

Rute ficou conhecida na Bíblia por sua fidelidade a Deus. Ela era uma mulher moabita e foi a bisavó de Davi, o rei de Israel. Ela também ficou conhecida por ter seguido fielmente sua sogra após ela ter ficado viúva e perdidos seus dois filhos.

Rute e Noemi

Na época dos juízes em Israel, tempo onde a cidade não era governada por reis, houve fome na terra. Então Noemi e sua família decidiram morar por algum tempo nas terras de Moabe, cidade vizinha a Israel para escapar da fome. A família de Noemi era composta por seu marido Elimeleque e seus dois filhos, Malom e Quiliom.

Porém, tempos depois morreu Elimeleque e Noemi passou a viver sozinha com seus filhos. Eles então se casaram com duas mulheres moabitas, uma chamada Orfa e a outra Rute. Eles viveram em Moabe por aproximadamente dez anos até que eles morreram e Noemi ficou sozinha, somente com suas noras, e elas porém, não tiveram filhos.

Leia também: estudo sobre Davi.

Noemi retorna a cidade de Belém

Quando Noemi soube que o Senhor Deus tinha entrado com auxílio ao seu povo, dando-lhes alimento, ela decidiu retornar à cidade de Belém. No caminho para a cidade ela disse a suas noras: “Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os que morreram e comigo. O Senhor vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido. E beijou-as” (Rute 1:8-9).

Mas elas começaram a chorar alto e disseram a Noemi: “Não! Voltaremos com você para junto de seu povo!”.

E Noemi respondeu dizendo: “Voltai, minhas filhas! Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no ventre filhos, para que vos sejam por maridos?” (Rute 1:10-11).

Orfa e Rute começaram a chorar alto novamente. Então Orfa se despediu de sua sogra com um beijo, e partiu de volta para casa de sua mãe, mas Rute ficou com Noemi.

“E Noemi disse a Rute: Veja sua cunhada está voltando para o seu povo. Volte com ela! Rute respondeu a Noemi: Não insistas comigo que te deixe e que não mais te acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres, morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti!”Rute 1:15-17

Noemi então decidiu não mais insistir com Rute e partiram rumo à cidade de Belém. Quando elas chegaram à cidade, Rute decidiu ir trabalhar nas colheitas para sustentar sua sogra, uma mulher que já era de certa idade.

Rute trabalha nas colheitas

Rute então disse a sua sogra que iria colher espigas no campo daquele que lhe permitisse. Naquela época era permitido por lei, que pessoas pobres colhessem os restos que ficavam nas plantações após os donos fazerem suas colheitas.

Então ela foi e começou a colher espigas que os ceifeiros deixavam cair. E casualmente ela entrou em uma plantação que pertencia a Boaz, um parente por parte do marido de Noemi. Um homem rico e influente, que pertencia ao clã de Elimeleque.

Rute e Boaz

Boaz que era o dono da plantação, logo reparou em Rute, em como ela trabalhava arduamente para conseguir o maior numero de espigas a fim de alimentar sua casa. Então Boaz começou a fazer perguntas a Rute. Quando Rute contou sua historia ele ficou impressionado, por saber que tudo aquilo era por Noemi.

Boaz admirou Rute e começou a tratá-la muito bem, dando-lhe ajuda e proteção. Rute então retornou para casa nesse dia com muita comida.

Rute no dia seguinte retornou e continuou trabalhando na plantação de Boaz até o final das colheitas.

Noemi aconselhou a sua nora Rute a procurar Boaz, mas que ela não deixasse que ele a visse. Ela deveria somente observar onde ele estava dormindo, e depois se deitasse aos seus pés, pois quando ele acordasse, saberia o que fazer.

Então Rute obedeceu a sua sogra e foi até o local onde Boaz estava dormindo. Ela então se deitou aos pés dele. Quando ele acordou, assustou-se ao ver uma mulher deitada a seus pés.

“Quem é você?”, perguntou ele. E ela respondeu: “Sou sua serva, Rute! Estenda sua capa sobre sua serva, pois o senhor é resgatador”.

Boaz agradece Rute por escolhe-lo

Boaz disse a Rute que o Senhor a abençoasse, pois em meio a tantos homens mais jovens ela o escolheu. Então Rute se aproximou e pediu para que ele cuidasse dela, cumprindo assim o seu dever.

Porém, naquela época era de costume que uma mulher que ficasse viúva e sem filhos, em situação precária fosse amparada em casamento pelo parente mais próximo. Mas Boaz não era o parente mais próximo de Rute. Havia um parente mais próximo que Boaz, e ele teria que negociar para poder cumprir com a promessa de casar-se com Rute.

Então no dia seguinte, Boaz se encontrou com esse outro parente, que abriu mão de remir Rute, ou seja, de ser o resgatador dela, dando a Boaz o direito de se casar com Rute.

Rute voltou para sua casa e contou para sua sogra tudo o que aconteceu. E Noemi ficou muito feliz, pois sabia que Boaz iria cumprir com seu compromisso e que iria cuidar delas.

Então Rute se casou com Boaz e eles tiveram um filho que foi chamado de Obede. E ele foi a alegria de Noemi em sua velhice. Obede acabou se tornando o avô do rei Davi.

Veja também:
Close