Estudo sobre a parábola da pérola de grande valor

Jesus contou a parábola da pérola de grande valor aos seus discípulos antes de partir para Nazaré. Pouco antes, Ele já havia ensinado uma grande multidão na praia utilizando quatro parábolas: a parábola do semeador, a parábola do joio e do trigo, a parábola do grão de mostarda e a parábola do fermento.

Porém, depois de ter contado essa série de parábolas, Jesus despediu a multidão e foi para casa acompanhado apenas de seus discípulos. E foi aos discípulos que Ele explicou a parábola do joio e to trigo e ainda pronunciou outras parábola, dentre elas a parábola da pérola de grande valor.

Leia também: o significado da parábola do joio e do trigo.

Jesus falou que o reino dos céus é semelhante a um comerciante de pérolas. Esse comerciante viaja muito em buscando pérolas preciosas. Quando ele encontra uma pérola de grande valor, rapidamente ele vende tudo o que para poder comprar a pérola (Mateus 13:45,46).

Significado da parábola da pérola de grande valor

O significado da parábola da pérola de grande valor é o mesmo de sua parábola gêmea: a parábola do tesouro escondido. Alguns estudiosos sugerem que o homem que busca a pérola de grande valor representa o próprio Cristo que busca ativamente o pecador e paga por ele um preço incalculável.

Entretanto, a melhor interpretação para esta parábola é a de que o homem que busca e encontra a pérola de grande valor é o pecador que encontra a preciosa revelação acerca do reino dos céus através do sacrifício de Cristo no Calvário.

Semelhantemente ao homem negociante da parábola, aquele que encontra tal revelação entende que nada pode se comparar ao valor das boas-novas da salvação no Senhor Jesus. Por isto ele não se importa em se desfazer de tudo o que possui, pois nada que ele possa ter nesta terra se compara ao grande valor da “perola” que ele encontrou.

Mais sobre:
Close