Pregação sobre Mefibosete: Estudo bíblico sobre Mefibosete

Mefibosete foi o filho de Jônatas, e neto do rei Saul, o primeiro rei de Israel. Jônatas foi o melhor amigo do rei Davi. Mefibosete era deficiente físico e ainda pequeno foi levado para uma cidade chamada Lo-Debar. Um esboço de pregação sobre Mefibosete deve considerar toda sua biografia.

Jônatas e Davi, quando se conheceram, fizeram uma aliança. Então Jônatas retirou sua capa, suas vestes, sua espada, seu arco e seu cinto e os deu a Davi. Assim, onde quer que o rei Saul enviasse a Davi, ele iria com cautela e prudência e seria bem-sucedido em todas as coisas (1 Samuel 20:16-17).

Leia também: estudo sobre Davi.

O rei Saul exaltou a Davi, colocando-o em um lugar de destaque como superior dos homens de guerra. Davi era bem aceito aos olhos do povo e aos olhos de seus subordinados.

Jônatas era o filho mais velho do rei, sendo assim o próximo na sucessão ao trono. Mas Jônatas sabia que Davi era o homem que Deus escolheu para tal função. Mesmo assim, Jônatas não sentiu inveja do amigo. Ele o apoiou em tudo e o protegeu até da inveja de seu pai, o rei Saul.

A história de Mefibosete

Mefibosete ficou órfão ainda pequeno, pois seu pai, Jônatas, e seu avô, Saul, morreram juntos em uma batalha. Ao saber da morte de Jônatas e do rei Saul, a cuidadora de Mefibosete o pegou e fugiu com ele. Ela fez isso para protegê-lo da morte pelas mãos dos filisteus.

Aquela mulher com muita pressa pelo caminho, e acabou deixando o menino cair. Isso causou uma lesão permanente em Mefibosete. Ele ficou aleijado, coxo dos pés. Ele tinha apenas cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4).

Davi, quando se estabeleceu como rei de toda a nação de Israel, veio a se lembrar de seu amigo Jônatas, morto em batalha. Em seu coração ele sentou desejo de ajudar algum descendente que tenha sobrado da casa de Saul. Havia um servo de Saul por nome de Ziba, e o rei Davi mandou o chamar.

Chegando até Davi, disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele respondeu: Sim teu servo. Então Davi lhe perguntou se havia alguém da descendência de Saul a quem ele poderia abençoar por amor a Jônatas. Ziba respondeu que existia uma pessoa chamada Mefibosete, filho de Jônatas.

Davi então mandou chamar a Mefibosete, que estava na casa de Maquir, filho de Amiel, na terra de Lo-Debar. Quando Mefibosete chegou diante do rei, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou. Davi lhe chamou pelo nome: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

E disse-lhe Davi: “Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa” (2 Samuel 9:7).

Ziba engana Mefibosete e mente para Davi

Ziba foi um dos escravos do rei Saul, mas que logo ganhou sua liberdade. Ele formou família, e teve quinze filhos e vinte escravos (2 Samuel 9:2;11). Ele trouxe ao rei Davi a existência de Mefibosete, o filho aleijado de Jônatas, seu amigo.

Porem passado anos, Absalão, uns dos filhos de Davi, tentou roubar o trono do pai, fazendo com que Davi fugisse de Jerusalém. Ziba, vendo a fuga de Davi, levou para ele provisões: um par de jumentos albradados com duzentos pães, cem cachos de passas e cem frutas da estação.

Davi então perguntou a Ziba onde estava Mefibosete. E Ziba lhe respondeu: Está em casa, meu senhor. Ele não quis vir, e ainda me disse que hoje restauraria à casa de Israel o reino de seu pai. Davi então deu a Ziba tudo quanto era de Mefibosete. Ele ficou irado por achar que tinha sido traído por Mefibosete. (2 Samuel 16:4).

Mefibosete se encontra com Davi

Após derrotar seus inimigos, o rei Davi retornou para sua casa, e Mefibosete logo foi ao encontro do rei. Ele estava desarrumado, não queria mais se cuidar em sinal de tristeza devido à partida de Davi.

O rei então questionou a Mefibosete: Por que não foi ter comigo? E ele respondeu: Ó meu rei, meu senhor, o meu servo Ziba me enganou. Eu disse a ele que ajeitaria minhas coisas para ir ter com o senhor, mas como sabe, sou aleijado dos pés e precisava do meu jumento. Porém Ziba me ignorou e partiu sem mim.

Davi, ouvindo as duas histórias (de Ziba e de Mefibosete), e sendo elas diferentes, decidiu que todas as propriedades deveriam ser divididas entre Mefibosete e Ziba. Mas Mefibosete disse ao rei: “Tome ele também tudo, pois já veio o rei, meu senhor, em paz a sua casa” (2 Samuel 19:30).

Mefibosete não se importava com terras, mas sim com o seu rei. Sua preocupação era com a integridade de Davi. O retorno do rei em paz e em segurança para casa, o deixou feliz e satisfeito.

Infelizmente as pessoas acham que a história de Mefibosete só nos ensina sobre como ser exaltado. Mas é exatamente o contrário. O exemplo de Mefibosete nos ensina sobre como ser humilde, fiel e perseverante. Ele não estava preocupado com sigo mesmo, mas com o bem de Davi, pois ele sabia que esse era o rei escolhido por Deus para reinar sobre seu povo.

Veja também:
Fechar