Elias na caverna – Esboço de pregação 1 Reis 19

Elias na caverna é como ficou conhecido através de muitas pregações o texto bíblico que narra o episodio em que o profeta Elias fugiu da perseguição promovida pela ímpia princesa Jezabel. Primeiramente ele partiu para o deserto, e depois foi instruído pelo Senhor a ir ao monte Horebe, onde entrou em uma caverna e passou uma noite.

A fuga de Elias para o monte Horebe

Após Elias confrontar e matar os profetas de Baal no monte Carmelo, o rei Acabe foi até Jezabel, sua esposa, e contou a ela como o profeta Elias confrontou e matou todos os profetas de pagãos com sua espada.

Leia também: Elias e os profetas de Baal no monte Carmelo.

Quando Jezabel ouviu o relato do rei Acabe, ficou completamente possessa. Irada, ela mandou um mensageiro ao encontro do profeta Elias para lhe dizer: “Que os deuses me castiguem com todo rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles” (1 Reis 19:2).

Quando Elias ouviu aquela mensagem teve medo e fugiu para salvar sua vida. Ele deixou o seu servo na cidade de Berseba de Judá e partiu para o deserto, caminhando um dia.

Em um pé de Giesta, ele sentou e orou a Deus pedindo a morte, alegando que já havia tido o bastante por uma vida, que não era melhor que seus antepassados e que Deus poderia tirá-la. Depois, ele se deitou debaixo da árvore e dormiu (1 Reis 19:5).

Ainda naquele lugar, de repente um anjo lhe tocou e disse: “Levante-se e coma”. Elias olhou ao redor e ali, junto de sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes, e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se novamente.

Novamente o anjo retornou e o tocou dizendo-lhe: “Levante-se e coma, pois sua viagem será longa”. O profeta Elias logo se levantou, comeu e bebeu. Já fortalecido com a comida que o anjo lhe providenciou, o profeta viajou pelo deserto 40 dias e 40 noites, até chegar ao monte Horebe. Ali Elias entrou em uma caverna e repousou por uma noite. (1 Reis 19:9).

O Senhor fala com o profeta Elias na caverna

Quando estava na caverna, o Senhor falou com o profeta Elias lhe perguntando o que ele estava fazendo ali. Elias então respondeu que havia sido muito zeloso pelas coisas do Senhor, mas que os israelitas rejeitaram a aliança, quebraram os altares do Senhor e perseguiram e mataram seus profetas à espada, e que ele era o único que tinha sobrado e que agora também estavam lhe procurando para matá-lo (1 Reis 19:10).

O Senhor então lhe disse: “Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar”. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas, mas Deus não estava no vento, depois veio um terremoto, mas Deus também não estava no terremoto, depois veio um fogo, mas Deus não estava no fogo, depois se ouviu uma voz como de um murmúrio de brisa suave (1 Reis 19:11,12).

Elias sai da caverna

Ouvindo isto, Elias saiu e cobriu seu rosto com a capa, ficando a entrada da caverna. Foi quando uma voz lhe perguntou: “O que você está fazendo aqui, Elias?”. Novamente ele respondeu falando sobre seu zelo pelo Senhor, sobre a rebeldia dos israelitas e sobre a perseguição aos profetas (1 Reis 19:13,14).

O Senhor então lhe respondeu: “Volte pelo caminho por onde veio e vá para o deserto de Damasco. Lá unja Hazael como rei da Síria. Unja também a Jeú como rei de Israel, e separe Eliseu como seu sucessor. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú” (1 Reis 19:15-17).

Além disso, o Senhor também avisou a Elias que, assim como ele, em Israel havia sete mil que não tinham se dobrado a Baal.

Saiba mais: a história de Elias nas Bíblia.

Elias chama seu sucessor

Elias saiu da caverna, partiu de Damasco e foi ao encontro de Eliseu, filho de Safate. Eliseu era um jovem que estava arando o campo e os animais. Elias o alcançou e lançou sobre ele sua capa.

Logo Eliseu deixou seu trabalho e foi atrás de Elias pedindo para que pelo menos ele pudesse se despedir de seus pais antes de segui-lo. Elias lhe deu permissão dizendo: “Vai e volte, lembre-se do que lhe fiz”. Eliseu então foi e voltou, partindo com Elias e tornando-se o seu auxiliar.

O episódio de Elias na Caverna nos ensina que Deus está atento aos seus servos fiéis, e se revela a eles mesmo nos momentos mais improváveis. Elias pensava ter chegado ao fim da linha, mas Deus tinha outros planos para ele.

Muito provavelmente o autor da Carta aos Hebreus também se referiu ao relato de Elias na caverna quando escreveu que por causa de sua fé, muitos andaram errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra (Hebreus 11:38).

Veja também:
Close