Estudo Sobre Raabe – Pregação Sobre a Vida de Raabe

De acordo com o livro de Josué, Raabe foi uma prostituta que vivia em Jericó, na terra prometida. Ela foi responsável por ajudar dois espiões israelitas, hospedando-os em sua casa. Esses espiões foram enviados secretamente por Josué para vigiarem à terra e à cidade de Jericó.

O significado do nome Raabe em hebraico é “amplo” e em grego “grande”. Após a conquista da cidade de Jericó por Josué, a vida de Raabe foi preservada juntamente com a vida de sua família, pois a historia nos sugere que ela teve um encontro com Deus.

Após Jericó ser destruída, Raabe habitou entre os Israelitas. Ela foi casada com Salmom e deu à luz a um filho chamado Boaz. Boaz foi o bisavô de Davi, tornando-se da linhagem de Jesus.

Leia também: estudo sobre Davi.

Raabe e os espiões israelitas

Josué quando chegou à terra prometida escolheu dois espiões para irem e buscarem informações sobre a terra que eles pretendiam conquistar. Essa primeira cidade a ser conquista era Jericó. Então os espiões passaram a noite na casa de Raabe (Josué 2:1-2).

Quando o rei de Jericó ficou sabendo que os espiões estavam na casa de Raabe, mandou busca-los. Mas quando os guardas chegaram à casa de Raabe, ela falou para eles que os homens tinham ido embora durante o anoitecer (Josué 2:4-6).

Então os guardas do rei saíram em perseguição, mas eles não encontraram os espiões. Raabe, na verdade, tinha escondido os espiões no terraço da sua casa.

Quando passou o perigo, ela foi até o encontro deles e declarou sua fé dizendo que Deus tinha dado essa terra aos israelitas. Ela reconheceu que Deus é acima de todos nos céus e na terra.

O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte
.Josué 2:11-13

Leia também: estudo sobre Josué.

Raabe salva sua família

Os espiões concordaram em poupar a família de Raabe, porque ela tinha os ajudado, fazendo com que  suas vidas fossem poupadas. Raabe então recebeu orientações dos espiões. Eles pediram que ela amarrasse um cordão vermelho na janela da casa, juntando todos os seus familiares, assim todos os que estavam dentro da casa seriam poupados. Ela então obedeceu (Josué 2:17-19).

Os espiões voltaram para o acampamento em segurança, e logo contaram para Josué tudo o que tinha acontecido, e disseram a Josué: “Sem duvida o Senhor entregou a terra em nossas mãos; todos estão apavorados por nossa causa” (Josué 2:24)

Então os israelitas marcharam contra a cidade de Jericó e durante sete dias eles caminharam ao redor da cidade. No sétimo dia, o exército deu um grito e o muro da cidade ruiu.

Os israelitas conquistaram Jericó e todos os que habitavam na cidade foram mortos. Apenas Raabe e seus familiares foram poupados. Raabe então passou a habitar entre os israelitas (Josué 6:24-25).

Veja também:
Mais sobre:
Close