História de Elias e Eliseu

A história de Elias e Eliseu começou quando o Senhor ordenou que o profeta Elias separasse Eliseu como seu sucessor. Elias era o profeta de Deus em Israel, e Eliseu foi aquele que o próprio Deus escolheu para ficar no lugar de Elias como seu porta-voz aos israelitas (1 Reis 19:15-17).

Elias e Eliseu viveram num período complicado da história do povo de Israel. O reino havia sido dividido em duas partes. Ao sul ficou Judá, com a capital em Jerusalém. Ao norte ficou Israel, com capital em Samaria.

Na época de Elias e Eliseu o rei do reino do norte era Acabe. Ele foi um rei muito perverso, e desagradou ao Senhor. Sua esposa era Jezabel, uma princesa dos sidônicos. Ele trouxe para Israel muita idolatria de seu povo pagão. O culto a Baal foi instituído em Israel!

Saiba mais: Elias e os profetas de Baal.

Depois de ter desmascarado e matado os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Asera no Monte Carmelo, Jezabel prometeu matá-lo. Então ele fugiu para Horebe. O profeta Elias ficou muito desanimado com aquela situação, e até desejou morrer.

Mas Deus tinha outros planos para Elias, e a morte não fazia parte desse plano. Elias se escondeu numa caverna, mas Deus ordenou que ele saísse. No Monte Horebe Deus falou com Elias e lhe deu importantes instruções. Entre elas, estava a ordem de ungir Eliseu para ser seu sucessor (1 Reis 19).

Leia mais: Elias dentro da caverna.

Elias convoca Eliseu

Elias então foi até a casa de Eliseu. Ele estava trabalhando no campo, arando a terra. Eliseu era um jovem naquele tempo (1 Reis 19:19-21). Elias chegou até ele o chamou para acompanhá-lo. Eliseu prontamente respondeu a esse chamado. Antes de partir, ele sacrificou ao Senhor, indicando sua educação religiosa, e se despediu de seus pais.

Eliseu começou a acompanhar Elias por onde ele fosse. Elias e Eliseu permaneceram juntos até o momento em que Elias foi arrebatado ao céu. Ele serviu durante esse período como um servo pessoal do profeta.

Elias até tentou se distanciar em alguns momentos, mas Eliseu insistiu em segui-lo. Juntos, Elias e Eliseu atravessaram o rio Jordão. Esse foi um grande milagre, pois as águas se abriram! Aquele já era o momento final de Elias na terra. Era a véspera de seu arrebatamento ao céu. Eliseu foi maduro e percebeu isto. Então ele pediu a Elias porção dobrada de seu espírito (2 Reis 2).

Eliseu recebe porção dobrada do espírito de Elias

Quando Eliseu pediu porção dobrada do espírito de Elias, ele estava pedindo o direito de primogenitura. Ele não estava pedindo o dobro de sua importância. Ele não estava pedindo para que seu ministério fosse duas vezes melhor do que o ministério de Elias. Muita gente pensa isto, mas está errado! Ele queria ser simplesmente o herdeiro de Elias. Ele queria ficar em seu lugar como profeta em Israel (2 Reis 2:9).

Elias disse a Eliseu que somente Deus poderia atender seu pedido. Isto mostra que a unção de Elias não tinha origem em si mesmo. A fonte de seu ministério era o próprio Deus. Mas Deus já havia escolhido Eliseu, e seu pedido foi atendido.

Ele estava junto de Elias quando Deus enviou uma carruagem de fogo, e no meio de um redemoinho o profeta foi tomado ao céu. Foi naquele momento que Eliseu recebeu a capa de Elias. Ali ele tornou-se o principal profeta de Deus em Israel naqueles dias.

Leia também: o arrebatamento de Elias.

Eliseu sucede Elias

O ministério de Eliseu como sucessor de Elias foi repleto de milagres. Na Bíblia, apenas Jesus realizou mais milagres que Eliseu durante seu ministério. Isto mostra que realmente o ministério de Eliseu foi aprovado por Deus. Ele foi profeta em Israel por cerca de 50 anos!

A história de Elias e Eliseu nos mostra a importância da obediência. Tanto Elias quanto Eliseu foram obedientes ao Senhor. Quando Deus convocou Eliseu através de Elias, ele prontamente atendeu.

A história de Elias e Eliseu também nos ensina sobre a submissão. Eliseu soube ser um verdadeiro servo de Elias, e consequentemente, de Deus. Ele o amparou e o acompanhou em todos os momentos. Ele não tentou pular etapas. Ele foi primeiro discípulo, para depois ser mestre. Muita gente quer ser mestre, sem ter sido servo!

A história de Elias e Eliseu também revela o significado da perseverança. Eliseu perseverou ao lado de Elias. Ele não desistiu, ele não se apartou do homem de Deus em nenhum momento. Ele tinha certeza, convicção, do chamado genuíno de Deus.

Mais sobre:
Close