Sermão de Mateus 3 – Esboço de Pregação

Mateus 3 é o terceiro capítulo do Evangelho de Mateus no Novo Testamento. O foco neste capitulo é João Batista e o batismos de Jesus. Vamos ler três passagens relacionadas ao testemunho de João Batista sobre Cristo.

Esboço de pregação de Mateus 3:1-4

Naqueles dias veio João Batista, pregando no deserto da Judeia, e dizendo: Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo. Pois este é o que foi dito pelo profeta Isaías, dizendo: A voz de alguém que clama no deserto: Prepara o caminho do Senhor, endireita os seus caminhos. E o mesmo João tinha suas vestes de pelos de camelo e um cinto de couro sobre os lombos; e sua carne era gafanhoto e mel silvestre. (Mateus 3:1-4)

Tudo relacionado a João Batista estava em harmonia com sua mensagem. Ele era o pregador do arrependimento e portanto, o lugar onde ele pregava era mais adequado, era no deserto, onde não havia nada para distrair a atenção de seus ouvintes, como teria ocorrido em cidades lotadas.

Seu vestido era impressionante, e tudo sobre ele, até a comida que ele comia, foi para mostrar que ele era o pregador pioneiro que preparava o caminho para seu mestre. João não ensinou a plenitude da alegria e da paz, isso foi deixado para o nosso Senhor Jesus proclamar, mas João veio preparar o caminho do Senhor pregando o arrependimento.

Esboço de pregação de Mateus 3:5

A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e toda a região ao redor do Jordão. (Mateus 3:5)

Parece ter havido, naquela época, uma expectativa generalizada da vinda do Messias, assim que chegaram as notícias de que um profeta estava pregando no deserto, grandes multidões saíram para ouvi-lo.

Esboço de pregação de Mateus 3:6-8

E foram batizados por ele no Jordão, confessando seus pecados. Mas quando ele viu muitos fariseus e saduceus chegarem ao seu batismo, ele disse-lhes: Ó geração de víboras, que te avisou para fugir da ira vindoura? Traga, pois, frutos para o arrependimento. (Mateus 6-8)

Ele não falou segundo o estilo do profeta Elias? No entanto, esses discursos ousados ​​dele não eram de modo algum mais fortes do que os males da era exigidos. Quando os fariseus hipócritas e os saduceus céticos, os ritualistas e os homens do “pensamento moderno” daquele dia vieram a ele para ser batizados, ele não os recebeu com agrado, mas disse-lhes que “produzissem frutos para arrependimento”, evidências de uma mudança de coração e vida.

Esboço de pregação de Mateus 3:9

E pensai para não dizer dentro de vós que temos Abraão a nosso pai; porque eu vos digo que Deus é capaz dessas pedras. (Mateus 3:9a)

No leito do Jordão, onde ele estava batizando.

Criar filhos a Abraão. (Mateus 3:9b)

João ordenou que não se gloriassem de Abraão, ainda assim, foi a grande coisa em que eles se gloriaram. Eles desprezavam os gentios como muitos fazem fora do verdadeiro redil.

Observe como João Batista realmente prega o evangelho para nós indiretamente enquanto ele está denunciando a confiança dessas pessoas em sua descendência carnal. Regeneração “não é de sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.

Esboço de pregação de Mateus 3:10

E agora também o machado é posto na raiz das árvores; portanto, toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. (Mateus 3:10)

Outros professores vieram, por assim dizer, apenas para cortar e podar as árvores, mas chegou a hora de derrubar aqueles que eram infrutíferos. João fez isso, assim como nosso Senhor Jesus Cristo, pois sua pregação desenterrou as próprias raízes do pecado, da superstição e do mal de todo tipo.

Esboço de pregação de Mateus 3:11-12

De fato, eu te batizo com água para arrependimento; mas quem vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujos sapatos não sou digno de carregar; ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo: o leque está em suas mãos, e purgará completamente o chão e ajuntará o trigo no celeiro; mas ele queimará a palha com fogo inextinguível. (Mateus 3:11-12)

Agora, voltemos ao evangelho de acordo com João, onde temos outro relato do ministério de João Batista. Para um melhor entendimento sugiro acompanharmos também de João 1:15-37 e João 3:22-36.

Esboço de pregação de Mateus 3:13-14

Então vem Jesus da Galileia ao Jordão, para João, para ser batizado por ele. João, porém, o proibiu, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti e vires a mim? (Mateus 3:13-14)

Parecia muito estranho que João, o servo, fosse obrigado a batizar Jesus, o Mestre.

Esboço de pregação de Mateus 3:15

E, respondendo Jesus, disse-lhe: Suponha que seja assim agora: pois assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o sofreu. (Mateus 3:15)

Isto é, o próprio Mestre deve obedecer às leis que ele está prestes a estabelecer e na medida em que ele quer que outros sejam batizados, ele dará o exemplo e será ele mesmo batizado. Penso também que o batismo de Cristo era a figura, o tipo, o símbolo da obra, que ele posteriormente realizou.

Ele estava imerso no sofrimento, ele morreu e foi sepultado na tumba, ele ressuscitou da sepultura e tudo o que é exposto no símbolo externo de seu batismo no rio Jordão.

Esboço de pregação de Mateus 3:16-17

E Jesus, quando foi batizado, subiu imediatamente da água; e eis que os céus lhe foram abertos e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e iluminando-o: e a uma voz do céu. , dizendo: Isto no meu amado filho, em quem estou bem alugado. E estamos muito satisfeitos com ele. (Mateus 16-17)

Também aconteceu aos servos de Cristo, bem como ao seu Mestre, que, ao guardar os mandamentos de Deus, houve um doce atestado dado pelo Espírito Santo. Confio que nós também, de acordo com nossa medida de filiação, ouvimos em nossos corações a voz do céu, dizendo: “Este é meu filho amado”, e que experimentamos a descida do Espírito semelhante a uma pomba, trazendo-nos paz de espírito e gentileza da natureza.

Bibliografia para o esboço de pregação de Mateus 3

  • Fonte e autor: Esboço de pregação de Mateus 3 traduzido e adaptado de uma compilação de sermões de C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo