O que é Levita na Bíblia?

Levita na Bíblia é alguém que pertence a uma tribo de Israel que foi separada para cuidar do culto ao Senhor. Os levitas eram os descendentes de Levi, o terceiro filho de Jacó com Lia (Gênesis 29:34).

Os descendentes dos filhos de Jacó formavam as 12 tribos de Israel, e a tribo de Levi era uma delas. Levi teve 03 filhos: Gerson, Coate e Merari, e cada um deles formou uma família tribal (Gênesis 46:11; Êxodo 6:16).

Os levitas foram a única tribo israelita que não recebeu terras na divisão do território em Canaã, por causa de seu serviço ao Senhor, mas foram escolhidas 48 cidades onde eles deveriam viver. Em Deuteronômio 18:2 lemos que a herança dos levitas é o Senhor Deus de Israel.

O que os levitas faziam?

Os levitam eram responsáveis por executar várias funções quando as regras do culto foram instituídas oficialmente por Deus ao povo de Israel. Os homens da tribo de Levi tinham por responsabilidade tomar conta do Santuário. Os levitas executavam tarefas especiais, separadas de outras tribos.

Durante a peregrinação no deserto os levitas tinham por responsabilidade zelar pelo Tabernáculo e transportá-lo juntamente com seus utensílios sempre que mudava o acampamento.

Quando o povo se estabelecia um novo local, os levitas também eram os responsáveis em levantar o Tabernáculo e auxiliar os sacerdotes em suas várias funções (Números 1:50-53).

Eles também cuidavam do preparo dos materiais que seriam usados no culto. O cuidado pelo Tabernáculo era um cargo muito honroso.

Diante de Deus, os levitas substituíam os primogênitos de todas as tribos de Israel que deveriam ser dedicados ao Senhor após o livramento do Egito, quando os primogênitos israelitas foram poupados e os primogênitos egípcios, mortos.

Todas as tribos de Israel pagavam dízimos aos levitas, e assim eles eram sustentados. Um levita iniciava seu trabalho com a idade de 25 anos, e esse trabalho durava de forma oficial até os 50 anos (Números 8:24-26).

Eles não usavam vestes especiais para distingui-los, mas com o tempo, em grandes solenidades eles vestiam uma túnica de linho.

Levitas conhecidos na Bíblia

Vários descendentes notáveis da tribo de Levi são mencionados na Bíblia. O profeta Moisés e seu irmão, o sacerdote Aarão, foram levitas da casa de Anrão, da família de Coate.

Alguns outros personagens muito conhecidos dos cristãos que eram descendentes da tribo de Levi foram: o profeta Samuel, o salmista Asafe, o profeta Ezequiel, Esdras, o profeta Malaquias, João Batista e Barnabé.

Os Levitas eram cantores?

No começo, os levitas não estavam relacionados à música no culto em Israel, pois inicialmente não havia uma parte musical no culto estabelecida pela Lei de Moisés, embora as orações e sacrifícios tivessem também um sentido de louvor, adoração e ações de graças.

Tempo depois, o rei Davi, que era músico e compositor desde a juventude, enfatizou a música como parte integrante dos culto. Foi nessa época que os levitas passaram a ser relacionados à responsabilidade musical na adoração de Israel.

Contudo, os levitas não devem ser identificados simplesmente como cantores e músicos, pois eles possuíam várias funções, como: porteiros, guardas, padeiros etc. (1 Crônicas 9:14-33; 23:1-32; 25:1-7; 2 Crônicas 5:13; 34:12).

Com relação aos músicos cristãos da atualidade, definitivamente eles não são levitas, embora seja comum serem denominados assim popularmente devido ao desconhecimento das pessoas sobre o que é um levita.

Veja também:
Close