Estudo sobre a parábola do casamento e luto

A parábola do casamento e luto é uma pequena analogia feita por Jesus para falar de sua presença entre seus discípulos e também para prenunciar sua morte. Na ocasião, Jesus foi procurado pelos discípulos do profeta João Batista que lhe interrogaram acerca do jejum.

Os discípulos de João Batista alegavam que tanto eles quanto os fariseus jejuavam bastante, mas o grupo de discípulos do Senhor Jesus não. Os fariseus, por exemplo, jejuavam duas vezes por semana, mais até do que a Lei realmente exigia. Portanto, parecia estranho que os logo os seguidores mais próximos do Messias não jejuassem.

Jesus respondeu a interrogação deles de forma bem clara dizendo: “Vocês acham que os convidados de um casamento podem estar tristes enquanto o noivo está com eles? Claro que não! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar!” (Mateus 9:15).

Veja também: pregações sobre as parábolas de Jesus.

O significado da parábola do casamento e luto

O significado desta pequena parábola é bastante nítido no próprio texto. O noivo mencionado na parábola é o próprio Jesus, e os amigos do noivo obviamente são os seus discípulos. Então, utilizando a analogia do casamento onde há grande alegria com a presença do noivo, Jesus ensinou que enquanto Ele estivesse presente ao lado de seus discípulos haveria alegria demais para jejuar, visto que o jejum geralmente aparece ligado a tempos de suplicas, quebrantamento e intensas orações.

Mas Jesus não parou a parábola por aí, Ele também contrapôs o festejo devido a presença do noivo com a tristeza e o luto do momento em que o noivo seria tirado. Com isto, Ele estava mais uma vez falando de sua morte iminente.

Em outras palavras, Jesus estava ensinando que não haveria sentido em seus discípulos jejuarem, como se estivessem passando por uma calamidade, enquanto o próprio Messias prometido estivesse entre eles realizando prodígios e maravilhas, mas haveria o momento certo de jejuar, quando Ele fosse tirado do meio deles.

Veja também:
Close