Sermão do Salmo 19 – Esboço de Pregação

Salmo 19 para o mestre de música. Salmo davídico. Este Salmo nos ensina a excelência das duas revelações que Deus fez ao homem. A primeira é a revelação que ele fez na natureza, e a segunda é a que ele fez em sua Palavra inspirada. O salmista canta primeiro a Deus quando ele se mostra em suas obras na criação.

Introdução

Seria inútil investigar o período específico em que este delicioso poema foi composto, pois não há nada em seu título ou assunto para nos ajudar na investigação. O cabeçalho “Para o músico chefe, um salmo de Davi”, informa que Davi o escreveu e que foi comprometido com o Mestre no serviço de cântico no santuário para o uso dos adoradores reunidos.

Nos primeiros dias, o salmista, enquanto mantinha o rebanho de seu pai, havia se dedicado ao estudo dos dois grandes livros de Deus – a natureza e as Escrituras e ele havia entrado tão profundamente no espírito desses dois únicos volumes de sua biblioteca que, com uma devota crítica, pôde compará-los e contrastá-los, ampliando a excelência do autor, como visto em ambos.

Essa música se distingue muito claramente em três partes, muito bem descritas pelos tradutores no cabeçalho comum da nossa versão.

  • (Salmos 19:1-6): As criaturas mostram a glória de Deus, Salmos
  • (Salmos 19:7-11): A palavra mostra sua graça
  • (Salmos 19:12-14): Davi ora por graça

Assim, louvor e oração são misturados, e aquele que aqui canta a obra de Deus no mundo exterior, implora por uma obra de graça em si mesmo por dentro.

Esboço de pregação do Salmo 19:1-14

Os céus declaram a glória de Deus; e o firmamento mostra sua obra. (Salmos 19:1)

Tanto é assim que se diz que “um astrônomo não é louco”. Existem tais traços do Infinito e do Onipotente nas estrelas, e especialmente quanto mais detalhadamente são estudados, e a ciência da matemática é a mesma.

Trouxe a eles, a fim de, em algum grau, adivinhar as distâncias incalculáveis ​​e os poderosos pesos dos orbes (Globos) estrelados, que um homem deve perceber neles traços da obra divina, se estiver disposto a fazê-lo: “ céus declaram a glória de Deus e o firmamento mostra sua obra.

Esboço de pregação do Salmo 19:2

Dia a dia pronuncia a fala, e noite a noite mostra o conhecimento. (Salmos 19:2)

Todo dia fala com o seguinte, assim como no dia anterior, e cada dia tem sua própria mensagem. Sua história é um eco da voz de Deus, e se o homem tivesse apenas ouvidos para ouvir, ele perceberia que as coisas que acontecem dia após dia proclamam a presença e o poder de Deus. E até a noite, com seu impressionante silêncio, revela o Altíssimo no solene silêncio e quietude.

Nas grandes florestas primitivas, os ventos parecem, com cânticos sem palavras, declarar a presença do Altíssimo. Há algo ali, na quietude da noite, tão esquisito e tão solene, que fez a descrença recuar e fez com que a fé levantasse seus olhos e visse mais nos céus à noite do que ela havia visto durante o dia: “Noite após noite mostra conhecimento.”

Esboço de pregação do Salmo 19:3-4

Não há fala nem linguagem, onde sua voz não é ouvida. Sua linhagem foi espalhada por toda a terra e suas palavras até o fim do mundo. (Salmos 19:3-4)

Embora a natureza não fale, suas palavras vão até os confins da terra e, silenciosamente, cantam louvores a Deus. Para os ouvidos internos de um homem iluminado, há uma medida de ensino espiritual em andamento.

Esboço de pregação do Salmo 19:4-6

Neles estabeleceu um tabernáculo para o sol, que é como um noivo saindo de sua câmara, e se alegra como um homem forte para correr uma corrida. Sua saída é do fim do céu, e seu circuito até os fins dele; e não há nada oculto do seu calor. (Salmos 19:4-6)

Tudo isso é emblemático da propagação do evangelho, assim, Paulo nos diz na Epístola aos Romanos: “Suas almas foram a toda a terra, e suas palavras até os confins do mundo”. Nosso Senhor Jesus, levantando-se do sofá onde dormiu por um tempo, enviou sua luz até os confins da terra.

“O seu evangelho propagador também não descansará, até que no mundo sua verdade corra, até que Cristo abençoe todas as nações, que vêem a luz ou sentem o sol”.

Ainda há dias mais brilhantes por vir. A força de Cristo, como ele conduz diariamente a corrida do evangelho, não diminuiu, de fato, ele a expande cada vez mais, e chegará o dia em que, como a luz do sol completa fará o dia perfeito, a revelação completa de o evangelho aos olhos de todos os homens enche toda a terra com os louvores a Deus. Agora vamos ler sobre o Livro de Deus. Nós lemos sobre suas obras, agora vamos ler sobre suas palavras.

Esboço de pregação do Salmo 19:7

A lei do SENHOR é perfeita. (Salmos 19:7a)

“A doutrina do Senhor (como pode ser lida) é perfeita”.

Converter [ou restaurar] a alma; o testemunho do SENHOR é certo. (Salmos 19:7b)

Oh, que misericórdia é essa! O que nossas almas poderiam fazer sem Deus? Mas os ensinamentos da Palavra de Deus são certos, positivos, infalíveis.

Tornar sábio o simples. (Salmos 19:7c)

Por mais tolos e infantis que possamos ser, para começar, desde que nossas mentes estejam livres de maldades e astúcia, e por serem simples e sinceras, este livro nos tornará verdadeiramente sábios.

Esboço de pregação do Salmo 19:8

Os estatutos do SENHOR são retos, regozijando o coração. (Salmos 19:8)

Você sabe que eles fazem. Muitas vezes seu coração pulou de alegria quando os estatutos do Senhor lhe foram divulgados.

Esboço de pregação do Salmo 19:8-11

O mandamento do SENHOR é puro, iluminando os olhos. O temor do SENHOR é puro, duradouro para sempre: os julgamentos do SENHOR são verdadeiros e justos. Mais a desejar são eles que o ouro, sim, que muito ouro fino: mais doce que o mel e o favo de mel. Além disso, por eles é advertido o teu servo. (Salmos 19:8-11)

Você não acha isso? que muitas vezes, uma prova das escrituras vem à sua mente exatamente no momento em que você estava prestes a sofrer um naufrágio espiritual? Quando você teria feito algo que lhe causaria sofrimento ao longo da vida e um vasto dano, a Palavra de Deus apareceu diante de você com o sinal de perigo flamejante, e você foi parado no tempo.

Esboço de pregação do Salmo 19:12

Quem pode entender seus erros? purifica-me de falhas secretas. (Salmos 19:12)

O homem que mais procura seu coração ainda deixará algum pecado por descobrir e quem diz: “Não tenho pecado; estou vivendo sem pecado, certamente nunca viu em seu próprio coração. Ele deve ser um completo estranho à condição em que se encontra. Que essa seja a oração de cada um de nós: “Limpe-me de falhas secretas”.

Esboço de pregação do Salmo 19:13

Afaste também o teu servo dos pecados presunçosos; (Salmos 19:13a)

“Nunca me atreva a fazer o que sei estar errado. Não permita que eu diga: “Eu irei tão longe e depois pararei”. Não permita que eu tente o Espírito Santo de Deus. Oh, nunca permita que eu tente o diabo, e me coloque em uma posição perigosa, sob a noção de que Deus me guardará se eu for filho dele: “afaste seu servo também de pecados presunçosos”.

Não tenham domínio sobre mim; então ficarei em pé, e serei inocente da grande transgressão. (Salmos 19:13b)

Você nunca entrará em apostasia se estiver vigilante contra a presunção. Homens que, como Judas, cometem a grande transgressão e perecem completamente, são homens que nada sabiam sobre vigiar seus próprios corações, mas que presumiram, e eram pecaminosamente ousados ​​e autoconfiantes, e assim chegaram a um fim mal.

Esboço de pregação do Salmo 19:14

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam aceitáveis ​​aos teus olhos; Ó SENHOR, minha força e meu redentor. (Salmos 19:14)

Então que minhas palavras e meu coração sejam retos e agradáveis aos Teus olhos ó Senhor, pois Tu és a força do meu viver, Tu és meu redentor. Que eu guarde Teus mandamentos no mais profundo do meu ser, para que não eu não venha pecar contra Ti.

Bibliografia do Esboço de Pregação

  • Fonte e autor: Salmo 19 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.
Veja também:
Botão Voltar ao topo