Sermão do Salmo 3 – Esboço de Pregação

Este Salmo pode ser chamado muito apropriadamente de Salmos de manhã e à noite. O terceiro Salmo, o salmo da manhã. Um salmo de Davi quando ele fugiu de Absalão, seu filho. Uma hora sombria que para Davi, precedida pelas sombras de seu próprio pecado, e agora aprofundada pelo ódio horrível de seu próprio filho favorito, que conspirou para tirar seu reino e sua vida.

Introdução

“Um salmo de Davi, quando ele fugiu de Absalão, seu filho.” Você se lembrará da triste história da fuga de Davi de seu próprio palácio, quando, na calada da noite, atravessou o riacho Kedron e foi com alguns seguidores fiéis se esconder por um tempo da fúria de seu filho rebelde.

Lembre-se de que Davi nisso era um tipo do Senhor Jesus Cristo. Ele também fugiu, ele também passou pelo ribeiro Kedron quando seu próprio povo se rebelou contra ele e, com um grupo fraco de seguidores, foi ao jardim do Getsêmani.

Ele também bebeu do riacho pelo caminho e, portanto, levanta a cabeça. Por muitos expositores, isso é intitulado Hino da manhã. Que possamos sempre acordar com santa confiança em nossos corações, e uma canção em nossos lábios!

Leia também: história de Davi.

 Esboço de pregação do Salmo 3:1

Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! São muitos os que se levantam contra mim (Salmos 3:1)

Como se Davi não pudesse medir seus problemas. Ele fica espantado e faz seu apelo a Deus.

Esboço de pregação do Salmo 3:2

Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus.(Selá) (Salmos 3:2)

Isso é o pior de tudo, quando eles começam a ridicularizar sua religião. Ele era um homem que havia falado muito de sua fé em Deus; e nos dias anteriores ele havia feito grandes maravilhas confiando no Deus vivo; e agora um e outro ousavam dizer abertamente que Deus o havia rejeitado.

Esboço de pregação do Salmo 3:3

Mas tu, SENHOR, és um escudo para mim; minha glória, e o que se exalta a minha cabeça (Salmos 3:3)

A palavra no hebraico é uma palavra maior que a palavra escudo. É um escudo – uma espécie de guarda acima, ao redor, embaixo, de uma defesa envolvente. Tu, Senhor, és um escudo para mim. Eles não podem me prejudicar. Eles não podem me matar. Eu ainda sou guardado por Deus; e, além do mais, tu és a minha glória. Embora minha glória seja tirada, ainda assim eu me gloria em ti.

Tudo o que eu não tenho, eu tenho um Deus, um Deus que eu também me atrevo a glória, pois não existe Deus como ele é. E tu és o levantador da minha cabeça. Minha cabeça ainda está acima da água. Ainda não afundo e minha cabeça se levanta novamente. Embora eu o incline como um junco agora, um dia o louvarei. Eu sei que sim, pois ele é a saúde do meu semblante.

Esboço de pregação do Salmo 3:4

Com minha voz clamei ao Senhor; Ele ouviu-me desde o seu santo monte (Selá) (Salmos 3:4)

Ele quer dizer que adorava orar sozinho, mas usava sua voz na oração. Já ouvi muitos cristãos dizerem que podem orar melhor quando ouvem suas próprias vozes; eles são mais capazes de reunir seus pensamentos. A voz não é necessária para a oração. É o mero corpo de oração.

Ainda assim, um corpo saudável e correto pode ajudar a alma e, às vezes, o uso da voz pode ajudar o espírito. Davi diz que chorou a Deus; e então aconteceu com ele, como sempre acontece conosco: “Ele me ouviu da sua colina sagrada”.

Esboço de pregação do Salmo 3:5

Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou, acordei; porque o SENHOR me sustentou (Salmos 3:5)

Longe do palácio e do local de culto onde ele adorava encontrar-se com Deus.

Eu fui mantido vigiando a noite; através da inquieta ansiedade, dormi. Agora Deus sustenta nossos corações, mesmo quando estamos dormindo, pois senão não devemos dormir. Devemos ficar inquietos e acordados. Mas Deus nos dá uma paz antes de adormecermos, que permanece conosco como um bálsamo de descanso abençoado, e assim dormimos.

Esboço de pregação do Salmo 3:6-7

Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor. Levanta-te, ó Senhor, salva-me, ó meu Deus; pois feriste todos os meus inimigos nos queixos; quebraste os dentes aos ímpios (Salmos 3:6-7)

Eles eram como leões ferozes ameaçando devorá-lo. Eles já o haviam julgado por malícia. Deus veio e os feriu na mandíbula, de modo que eles perderam suas forças para feri-lo.

Esboço de pregação do Salmo 3:8

A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá) (Salmos 3:8)

Esse é um doce hino da manhã. Soa doutrina calvinista disso. “A salvação pertence ao Senhor.” É ele quem salva o homem. É ele quem livra aqueles que são salvos. E aqui está a especialidade e a peculiaridade de sua graça.

“Tua bênção está sobre o teu povo.” Oh! para ser lembrado com eles! Então, mesmo que um Absalão nos persiga, a bênção não é retirada, pois isso implica nos filhos de Deus.

“Tua bênção está sobre o teu povo.”

Esse, para o hino da noite.

Fonte e autor: Salmo 3 traduzido e adaptado de The Treasury of David (O Tesouro de Davi), por C. H. Spurgeon.

Veja também:
Botão Voltar ao topo